18.8 C
Campo Grande
domingo, 27 de julho, 2025
spot_img

Agepen recebe reforço de 400 novos agentes penitenciários

31/01/2017 18h11

Agepen recebe reforço de 400 novos agentes penitenciários

A solenidade de formatura será feita no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, na próxima quarta-feira (1º).

Da redação

Nesta quarta-feira (1º) o governo estadual realiza a formatura de 400 agentes penitenciários que irão somar no reforço do funcionamento da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciária (Agepen).

Segundo nota da Secretária Estadual de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), esta formatura será a maior da história do sistema penitenciário estadual, estando prevista para acontecer no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, às 8h30, com a presença do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Justiça e Segurança Pública José Carlos Barbosa.

Os agentes serão lotados nas 45 unidades prisionais do Estado, onde irão atuar nas áreas de segurança e custódia, assistência e perícia e administração e finanças. Os novos servidores poderão ainda trabalhar em uma das três novas unidades prisionais que estão sendo construídas em Campo Grande pelo Governo do Estado, por meio de convênio com o Ministério da Justiça e Cidadania, via Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Antes de assumir os cargos, os novos profissionais da Segurança Pública passaram por uma série de testes, exames e aulas. O mais recente foi o curso de formação que teve início em 24 de novembro de 2016 e duração de mais de dois meses. Foram 10 turmas de alunos que tiveram conhecimento sobre direitos humanos e cidadania, legislação, gerenciamento de crise, defesa pessoal, primeiros socorros e outros.

Entre os aprovados, além de sul-mato-grossenses, estão pessoas do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Bahia e Pernambuco.

O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, destaca que os agentes que serão formados pelo Estado não atuarão como “simples carcereiros”. Todos, segundo Stropa, “têm nível de escolaridade superior e são treinados também para o trabalho de ressocialização, o que é fundamental para a humanização e para desafogar o sistema penitenciário”.

Atualmente, a Agepen conta com 1.379 servidores.

Novos presídios

Em Campo Grande estão sendo construídos três presídios no complexo da Gameleira: dois masculinos, com 603 vagas cada, e um feminino, com 407 vagas. Com exceção do feminino, que teve atraso no cronograma em razão de falhas no projeto, as obras da Gameleira serão inauguradas ainda neste primeiro semestre.

Em Corumbá a ampliação do presídio abriu 90 vagas, que serão ocupadas após a formação dos novos agentes penitenciários.

Em Coxim, estão em andamento as obras de ampliação do presídio, que terá mais 144 vagas. O mesmo número de vagas será aberto também com ampliação do presídio de Ponta Porã.

Com o aporte de R$ 54.640.972,22 liberados pelo Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), o Governo do Estado vai destinar R$ 31.944,444,44 para a construção de dois presídios em Dourados, um masculino com 800 vagas, e um feminino, com 400 vagas, além de um presídio de regime semiaberto em Corumbá.

Arquivo/SEJUSP

Fale com a Redação