28.8 C
Campo Grande
sábado, 22 de novembro, 2025
spot_img

Alameda do Natal une criatividade acadêmica e mobilização social na UNIGRAN

A UNIGRAN abriu oficialmente, em 17 de novembro, a Alameda do Natal 2025, unindo celebração, criatividade acadêmica e responsabilidade social ao lançar a campanha de arrecadação de água potável e leite destinada às famílias de Rio Bonito do Iguaçu (PR), município que teve aproximadamente 90% de suas estruturas destruídas após a passagem de um tornado de grande intensidade.

Instalada entre os blocos 1 e 2, a Alameda estará aberta para visitação até 19 de dezembro. O espaço integra práticas acadêmicas e extensão universitária, no qual os acadêmicos vivenciam processos reais de criação e execução cenográfica. Neste ano, o projeto traz o conceito do ‘Ateliê do Papai Noel’, propondo a imagem de um personagem contemporâneo, com foco em design e modernidade, reforçando a estética produzida na disciplina de Projeto Efêmero e Cenográfico. Todo o conjunto, desde a ambientação às instalações temáticas, foi planejado e executado pelos acadêmicos do 4º semestre de Design de Interiores.

A cerimônia de abertura reuniu a presidente da Mantenedora, Cecília Zauith; o Reitor, Renato de Aguiar Lima Pereira; a Pró-Reitora de Ensino e Extensão, Nilse Marli Scheuer Cândido; o coordenador do curso de Design de Interiores, Douglas Raldi; a primeira-dama de Dourados, Patrícia Leite; além de autoridades e convidados.

Em sua fala, Patrícia Leite reforçou o caráter humanitário da campanha ‘Dourados por Rio Bonito do Iguaçu’. “Estamos aqui na UNIGRAN, abrindo o container para receber doações de água potável e leite. A cidade foi devastada e este é um momento que pede solidariedade. Mesmo com pouco, qualquer pessoa pode colaborar e essa atitude fará diferença na vida de muitas famílias”, declarou.

As doações serão recebidas na Alameda até 25 de novembro. Após triagem técnica, os itens serão destinados ao Paraná, priorizando água potável e leite longa-vida devido à escassez enfrentada pela população, ainda sem serviços essenciais e em processo inicial de reconstrução.

Para o professor e coordenador do curso de Design de Interiores, Douglas Raldi, o projeto da Alameda do Natal também tem um papel pedagógico essencial: “A disciplina de Projeto Efêmero e Cenográfico traz todo o processo criativo de transformação dos ambientes. A Alameda do Natal é desenvolvida pelos alunos do 4º semestre, que vivenciam a criação com temática natalina. Essas experiências, aliadas a outras práticas como a Mostra de Luminárias e a exposição de cadeiras assinadas, ampliam o repertório profissional e o olhar técnico dos futuros designers, preparando-os para atender demandas reais”.

A Alameda do Natal é mais uma iniciativa da UNIGRAN que destaca o compromisso institucional com ações de impacto social e com a formação cidadã e profissional de seus acadêmicos, promovendo experiências que conectam solidariedade, criatividade e desenvolvimento humano.

Fale com a Redação