24.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 22 de agosto, 2025
spot_img

Alan Guedes conquista Dourados, contrariando pesquisas

O candidato Alan Guedes (PP) encabeça a coligação “Respeito por Dourados” sai vitorioso pela corrida à prefeitura de Dourados com 100% das urnas já haviam sido apuradas. Ele venceu de virada o candidato democrata Jose Carlos Barbosa, o Barbosinha, que obteve 30,59% (31.650 votos).

Nos dois primeiros boletins oficiais do Tribunal Superior Eleitoral com um pouco mais de 30 mil votos. Mas depois, houve novamente a interrupção no sistema e a imprensa passou a receber informações de dados que são transmitidos para o TSE. Com esses números Alan Guedes passou a frente de Barbosinha mantendo uma diferença entre 2 a 3%.

O resultado final ficou da seguinte forma:

Alan Guedes (PP) – 33,09% – 34.242 votos

Barbosinha (DEM) – 30,59% – 31.650 votos

Racib Harb (Republicanos) – 11,03% – 11.410 votos

Mauro Thronicke (PSL) – 10,14% – 10.496 votos

João Carlos (PT) –  9,34% – 9.662 votos

Wilson Matos (PTB) – 5,48% – 5.667 votos

Jeferson Bezerra (PMN) – 0,33% – 344 votos

Biografia

Alan ocupa atualmente a função de Presidente da Câmara Municipal. Formado em Direito, é advogado e professor universitário. Ele foi o quarto vereador mais votado na eleição em 2016 com 2.897 votos. Também disputou a eleição para deputado federal em 2018 e obteve 11.145 votos no Estado, 8.742 só em Dourados. Também já se candidatou a deputado estadual, não sendo eleito.

Confira as propostas do candidato para os temas como Saúde, Educação e Segurança Pública. 

Educação

O candidato eleito quer implantar uma área de tecnologia para estabelecer o aprendizado contínuo do aluno ao retornar para sua residência e ainda fortalecer o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, possibilitando aos profissionais da educação oportunidade em novas tecnologias, visando a transformação de sua prática pedagógica; Também quer valorizar os profissionais da educação, implementando junto ao funcionalismo público municipal políticas de valorização das carreiras; e estimular a formação continuada dos profissionais da educação, na busca de cursos posteriores à graduação.

O PP também quer Realizar reformas contínuas nas unidades da rede municipal de ensino (REME), através de busca de recursos federais e estaduais; Estabelecer as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação em continuidade e aplicação contínua; Reestruturar e fortalecer os conselhos municipais incluindo o Conselho Municipal de Educação.

Ainda quer construir novos CEIMs para atender à demanda reprimida e àquelas geradas pelo crescimento do município, baseado no planejamento estratégico, em parceria com os governos Estadual e Federal; Ampliar a oferta de vagas na educação infantil, de forma planejada e progressiva; Implantar o período integral nos CEIMs, de forma gradativa e planejada; Iniciar a implantação do período integral no ensino fundamental, de forma gradativa e em bairros estratégicos; Instituir políticas públicas voltadas para a educação no campo, que devem ser fundamentadas nas necessidades e demandas locais; Assegurar no Projeto Político Pedagógico da Educação Indígena a metodologia da educação intercultural, bilíngue.

Pretende também implantar um centro de formação e informação direcionado para profissional da educação; Investir nas tecnologias, buscando modernizar o ambiente escolar; Investir no aprimoramento e modernização das bibliotecas escolares, com a introdução de recursos multimídia; Implementar ações pedagógicas pontuais e individuais das escolas com baixo índice no IDEB;  Criar projeto “Olimpíadas dos Saberes”, realizando competições nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Ciências da Natureza. 

Quer realizar o prêmio “Personalidades do ano do esporte”, como forma de resgate e reconhecimento daqueles que anonimamente promovem o esporte amador no município; Implantar projeto de Correção de Fluxo, isto é, possibilitar aos Jovens e Adolescentes que estão fora da escola ou com disparidade na idade/ série que retomam os estudos; Preparar a estrutura da Rede Municipal de Educação para receber a criança com deficiência com salas de recursos multifuncionais, brinquedotecas e implementar  projeto de capacitação para a comunidade escolar; Implantar Plano Municipal de Reeducação Alimentar na rede escolar.

SAÚDE

O PP quer promover a criação do Centro Municipal de Diagnósticos e Prevenção, visando zerar a fila de exames (diagnóstico) eletivos, atuando fortemente na medicina preventiva (diagnóstico precoce de doenças); Reestruturar a Medicina Preventiva da Família (através do fortalecimento da ESF – Médicos da Família); Terminar a Reforma do PAM; Rever a pactuação da Macro Região e elaborar um estudo de eficiência, exigindo a melhor e mais equânime distribuição de tais recursos.

Quer também estudar a viabilidade da criação do Consórcio de Municípios de Saúde da Região Sul; Elaborar um Plano de estágio profissional, adotando os estudantes das mais variadas áreas da saúde, para desenvolverem suas horas práticas e estágios servindo o Município pelo planejamento de supervisão pedagógica das instituições educacionais parceiras; e implantar Calendário de Ciclos de Palestras, Cursos e Treinamentos para atualização dos profissionais da saúde.

SEGURANÇA

Alan Guedes acredita que o Governo do Estado deixa a desejar no quesito Segurança Pública. “Nós temos uma Guarda Municipal muito bem preparada, bem treinada, bons homens e mulheres que cuidam da nossa cidade e isso tem feito com que o Governo do Estado acabe negligenciando segurança em Dourados”, ponderou o candidato do PP, para o qual “não adianta nada ter viaturas novas se não tem policial para fazer a patrulha, essa falta de efetivo”. 

Em relação à Guarda Municipal, Alan Guedes afirma que se eleito pretende melhorar a estrutura da GMD. “A Guarda Municipal já tem um bom capital humano, mas precisa de maior atenção com viaturas novas, coletes. Vamos procurar melhorar a capacitação dos agentes para que possam desenvolver um trabalho ainda melhor, aprimorando técnicas diversas. Devemos pensar que a GM precisa atuar de forma integrada com as demais forças políticas (Civil e Militar) para se organizar na prevenção do crime e aumento da segurança”, defende o candidato. (Com informações O Progresso).

Fale com a Redação