Aluno de escola estadual representa MS no Parlamento Jovem Brasileiro

284

01/10/2016 08h00

Aluno de escola estadual representa MS no Parlamento Jovem Brasileiro

Notícias MS

Estudante da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, de Bonito, o jovem de 16 anos Wesley Ferraz participou da 13ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro – PJB 2016, da Câmara dos Deputados, em Brasília, de 26 a 30 de setembro.

Neste período da Legislatura, o estudante teve a oportunidade de experimentar o dia a dia dos parlamentares no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se deu, na medida do possível, de acordo com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados. “Foi uma experiência incrível”, descreveu Wesley.

O jovem apresentou um projeto de lei que prevê a medição mensal dos níveis de qualidade da água nos municípios que possuem atrativos turísticos e a divulgação dos resultados na imprensa escrita, nas emissoras de rádios locais e nos diários oficiais dos municípios, visando à saúde dos visitantes. “Faço estágio no Ministério Público Estadual e tenho contato com processos relacionados ao meio ambiente, o que me despertou a curiosidade de saber se água dos pontos turísticos está adequada para consumo e banho”, contou o estudante.

O professor de História Elton Teixeira, que orientou o projeto na escola, avalia como importante o Parlamento Jovem Brasileiro, bem como no trabalho com projetos multidisciplinares em sala de aula que dinamizam o ensino e desperta no jovem um maior interesse pelos estudos e busque suas metas e sonhos. “Temos que por o jovem mais como protagonista, abrir a possibilidade de ampliar seu senso crítico e sua formação”, afirmou o professor.

Parlamento Jovem Brasileiro

Proporcionando a experiência dos trabalhos realizados pelo Poder Legislativo, o programa Parlamento Jovem Brasileiro realiza sua 13ª edição este ano, selecionando 78 estudantes para representar os estados brasileiros na Câmara dos Deputados entre os dias 26 e 30 de setembro.

O número de representantes jovens por Estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional: São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Mato Grosso do Sul, que têm 8 representantes, recebem 1 representante jovem.

Para participar, o estudante deve estar matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio. Além disso, é necessária a elaboração de um projeto de lei com temática livre, desde que possua impacto positivo no País. A ação é realizada pela Câmara dos Deputados, em Brasília, por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e secretarias estaduais de Educação.

Aluno de escola estadual representa MS no Parlamento Jovem Brasileiro

Aluno de escola estadual representa MS no Parlamento Jovem Brasileiro