Alunos do 8º ano da Escola Sesi de Maracaju visitaram o Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A atividade integrou o Projeto Robótica, com o objetivo de despertar nos estudantes a importância da preservação de vestígios históricos, refletir sobre a ética arqueológica e compreender a ligação de objetos a pessoas e culturas do passado.
Coordenada pelo professor doutor Rodrigo Simas Aguiar, a visita apresentou aos jovens estratégias de análise em arte rupestre, materiais coletados em sítios arqueológicos e obras de referência sobre arqueologia pré-histórica.
Segundo a professora Ana Cláudia Matos Krul, os alunos perceberam que “a história não está apenas em livros, mas também nas coisas que conservamos e interpretamos”. Para o estudante Eduardo Ricarti, o contato direto com artefatos de mais de 2 mil anos foi uma experiência única.
A diretora escolar Thaycí Alencar Coutinho destacou que a iniciativa promoveu uma conexão entre passado e futuro, ampliando a visão sobre o papel da robótica na ciência e na preservação histórica. “Sem dúvida, essa experiência enriquecerá os projetos científicos apresentados no torneio, tornando-os mais significativos e contextualizados”, disse.
A ação reforça a proposta do Projeto Robótica em integrar tecnologia, conhecimento científico e valorização da memória cultural.