O técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, adiantou nesta segunda-feira (8) que o Brasil terá mudanças para o duelo contra a Bolívia, válido pela última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. A partida acontece nesta terça-feira (9), às 19h30 (de MS), no Estádio Municipal de El Alto, a mais de 4 mil metros de altitude.
Em entrevista coletiva na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), o treinador não revelou a escalação, mas afirmou que pretende alterar peças e ajustar a estratégia em razão das condições extremas.
“A ideia que tenho é mudar um pouco. Estamos avaliando o cansaço dos jogadores e temos que considerar o componente da altitude, que pode mudar a estratégia do jogo. Estou buscando informações com jogadores que já atuaram nessas condições. Não tenho muita experiência, mas a Seleção já jogou muitas vezes lá e tem essa bagagem”, disse Ancelotti.
O treinador comanda a Seleção pela quarta vez e tem usado esta Data FIFA para observar novos nomes. Após a vitória sobre o Chile na última quinta-feira (4), no Maracanã, destacou o desempenho de Douglas Santos e Luiz Henrique, que ganharam espaço no grupo.
“Gostei muito dos novos jogadores, que ajudaram bastante. Douglas Santos fez uma boa partida, gostei também do Luiz Henrique. O objetivo era conhecer atletas e isso foi positivo. O que mais gostei nestes três jogos foi a atitude da equipe. Essa é a base mais importante para o futuro da Seleção.”
Defesa sólida e papel dos atacantes
Outro ponto valorizado por Ancelotti foi a consistência defensiva da equipe, que ainda não sofreu gols desde sua chegada. O técnico destacou que o mérito não é apenas da linha de defesa, mas também da participação dos jogadores de frente.
“O trabalho defensivo está na mão dos atacantes. Se eles pressionam, a bola não chega limpa para o adversário, e fica mais fácil para os defensores. Esse trabalho coletivo foi muito bom nesses três jogos e precisamos seguir nesse caminho.”
A partida contra a Bolívia marca o encerramento do Brasil nas Eliminatórias. A Amarelinha já está classificada para a Copa do Mundo de 2026.