André Mendonça toma posse como novo ministro do STF

636
Ao lado de Nunes Marques, outro ministro indicado por Jair Bolsonaro, André Mendonça assina termo de posse no Supremo (Foto: Reprodução/TV Justiça)

Mendonça é o 2º ministro indicado por Bolsonaro – o primeiro foi Nunes Marques

O ministro André Mendonça tomou posse no STF (Supremo Tribunal Federal) na tarde desta quinta-feira (16). Ele ocupa a vaga deixada por Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho deste ano, em razão da idade. O presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia, assim como demais integrantes do Executivo, deputados, senadores e representantes do Poder Judiciário.

Mendonça foi conduzido ao plenário por Ricardo Lewandowski, mais antigo ministro presente à sessão, e por Nunes Marques, o mais novo. Ele foi levado ao lugar que ocupará no plenário e foi aplaudido depois de assinar o termo de posse.

Em cerimônia no plenário do STF, com participação restrita de autoridades e convidados em razão da pandemia de Covid, Mendonça leu o compromisso de cumprir os deveres do cargo e a Constituição e foi declarado empossado pelo presidente do Supremo, Luiz Fux. 

Em um breve pronunciamento após a cerimônia de posse, Mendonça afirmou que, como ministro, espera contribuir com a justiça. Também destacou a importância da imprensa. “Vocês são fundamentais para a construção da democracia”, disse.

Ele também afirmou que, após o recesso do fim de ano, vai estudar os primeiros processos dos quais será relator.

Mendonça passa a ocupar ainda uma das cadeiras da Segunda Turma da Corte, herdando mais de mil processos de seu antecessor. A indicação dele ao cargo foi aprovada por 47 votos a favor e 32 contrários no plenário do Senado Federal.