TransCine promove mostra gratuita entre hoje e sábado na capital
Antes que as luzes se apaguem, a animação sul-mato-grossense ganha a cidade. Entre está quinta-feira (5) e sábado (7), Campo Grande recebe a Mostra de Animação Regional MS 2026, iniciativa da TransCine – Cinema em Trânsito que integra a programação do Dia Internacional da Animação e leva sessões gratuitas a diferentes espaços da capital.
Em sua segunda edição, a mostra reforça a proposta de valorizar o audiovisual produzido em Mato Grosso do Sul e de ampliar o acesso ao cinema, com exibições abertas ao público e atividades formativas. A programação começa nesta quinta-feira (5), às 18h30, no Teatro de Arena da Orla Morena, com a primeira sessão de filmes selecionados.
Na sexta-feira (6), também às 18h30, a mostra segue para o Museu da Imagem e do Som (MIS), no Centro, onde o público poderá acompanhar as exibições e participar de um bate-papo com diretores e diretoras das obras exibidas, promovendo a troca direta entre realizadores e espectadores.
O encerramento acontece no sábado (7), às 17h, com uma oficina de animação em flipbook voltada para crianças, na ONG Núcleo Humanitário da Nhanhá. A atividade leva a linguagem da animação para dentro da comunidade e reforça o caráter educativo do projeto.
Para a coordenadora da TransCine – Cinema em Trânsito, Mariana Sena, a mostra reflete o momento vivido pelo cinema local. “A TransCine sempre tem a preocupação de levar o cinema para todos os públicos, democratizando o acesso à cultura. Quando vemos as obras realizadas pelos nossos cineastas, percebemos o quanto já avançamos e o quanto ainda precisamos investir no nosso cinema”, afirma.
Segundo ela, a curadoria apresenta um recorte diverso da produção sul-mato-grossense. “Na segunda edição da Mostra de Animação Regional, poderemos ver o que há de melhor na animação do Estado, com temas que nos representam e mostram a diversidade da produção local. A animação é uma linguagem universal que encanta crianças e adultos, educa o olhar e abre espaço para o sonho e a reflexão”, destaca.
A Mostra de Animação Regional MS 2026 reúne filmes com diferentes estilos, técnicas e narrativas, selecionados pela TransCine. As obras escolhidas são: + Forte, de Ara Martins; A jornada de Lila, de Jorge de Barros; Carlos, de Suzana Nellis; Cinema, futebol e os visitantes, de Acir Alves; Cuidado com a Cuca, de Maria Luiza Staut e Liara Belmira; Curupira, o Herói da Mata, de Gustavo Santana; Entre o movimento e as linhas, de Gael Queiroz; O Bichano, de Luísa Costa; Outros bichos, de Tatiana Varela; e Salvador Dalí – O pai do surrealismo, de Pedro Souza. Cada diretor receberá R$ 500 pela exibição do filme.
A realização é da TransCine – Cinema em Trânsito, com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e execução da Prefeitura de Campo Grande, via Fundação Municipal de Cultura (Fundac).
Serviço – Mostra de Animação Regional MS 2026
📅 Quinta-feira (5) – 18h30
📍 Teatro de Arena da Orla Morena – Av. Noroeste, 1535, Vila Planalto
📅 Sexta-feira (6) – 18h30 (com presença dos diretores)
📍 MIS – Museu da Imagem e do Som – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro
📅 Sábado (7) – 17h
📍 Oficina de animação (flipbook)
ONG Núcleo Humanitário da Nhanhá – Rua do Comércio, 149, Jardim Nhanhá











