Após o surgimento dos smartphones e da sua disseminação, os apps tornaram-se verdadeiros fenômenos, contribuindo para fazer nascer e crescer inúmeras empresas. Com isto, aplicativos de fotografia e vídeo, entretenimento, redes sociais, entre outros, chegaram não só para revolucionar o conceito do mobile, mas também do digital.
De acordo com as informações divulgadas pela Global App Trends de 2019, o país está na segunda posição no mercado mundial de aplicativos. Apenas atrás da Indonésia e à frente da Coreia do Sul, o país apresenta um grande crescimento nesse setor. A pesquisa monitorou anonimamente os mil apps com melhor desempenho nas lojas da Apple e do Google, assim como desenvolveu um sistema de classificação dos países perante as suas conclusões, no qual o Brasil pontuou 9,39 e a Indonésia atingiu os 17,6 pontos. De acordo com o estudo, o mercado que mais cresce no Brasil é voltado para os apps de compras, de viagens e de transportes.
Nada melhor do que analisar os números para compreender como este mercado se comporta. No que diz respeito aos usuários de smartphones, somente 3% dos entrevistados afirmam nunca ter instalado um aplicativo em seu telefone. Por outro lado, o número de apps instalados e da frequência com que são feitos seus downloads é imenso: 38% dos pesquisados pelo estudo da Adjust declaram ter feito a instalação de pelo menos um app nas últimas 24 horas, enquanto 50% fazem ao menos uma instalação mensal. Em contrapartida, a população brasileira desinstala os apps com igual facilidade: 36% desinstalou um app no último dia.
No que diz respeito ao tempo que a população passa nos aplicativos, segundo dados da App Annie, consultoria especializada no mercado mobile, o Brasil ocupa o terceiro lugar da lista. Em média, a população brasileira passa 3 horas e 45 minutos, um valor um pouco acima da média mundial, mas que representa um aumento de 35% em comparação ao ano de 2017. Já
em primeiro lugar surge novamente a Indonésia, com um tempo diário que chega às 4 horas e 40 minutos, e em segundo lugar a China, com uma média de 4 horas passadas nos apps.

Aplicativos mais famosos no Brasil
Os aplicativos TikTok, WhatsApp e Facebook destacaram-se no primeiro trimestre de 2020, tendo sido os mais descarregados. Além disso, a pesquisa da App Annie também indica que, no mesmo período, as compras nas lojas App Store e Google Play Store também aumentaram. Para se ter uma ideia, o Brasil e a Índia foram os principais responsáveis pelo aumento de 5% de downloads na loja de apps do Android.
Porém, o número de downloads não significa maior rentabilidade. Efetivamente, a popularidade do Tinder aumentou em 2020 e, com isso, o app chegou a assumir a posição de aplicativo mais rentável no mês de março, mas não foi o que teve mais downloads efetuados nesse mês. Segundo a lista da App Annie, que reuniu os aplicativos mais baixados de 2020, as redes sociais destacam-se por assumir praticamente todas as posições. Porém, além delas, existem outros aplicativos que também seguem em crescimento constante.
Entre os aplicativos mais usados, destacam-se os relacionados a jogos. Existe uma gama enorme de alternativas para quem procura entretenimento baixando apps desse tipo. O jogo Free Fire, por exemplo, é um sucesso de downloads e está repleto de ação. Possível de ser jogado individualmente ou em equipe, este jogo, desenvolvido pela 111 Dots Studio, tem como objetivo batalhar pela sobrevivência do jogador. Numa outra perspectiva, também os amantes de cassino podem acessar os seus jogos prediletos no online através de apps. Para auxiliar nesta decisão, existem plataformas como a Casinos.pt, que comparam os cassinos online e direcionam os seus usuários para os portais mais confiáveis, tendo sempre uma lista atualizada com as novas iniciativas do setor. Já os amantes de futebol têm vários jogos ao seu dispor, como o Football Manager, concebido pela Sports Interactive. Este jogo funciona em formato de simulador e tem funções distintas como criar o seu próprio time, treiná-lo e jogar em famosos campeonatos. Para os fãs de corridas também existem várias opções, com destaque para o Asphalt 9: Legends, criado pelo Gameloft Barcelona, que conta com gráficos em 3D e possibilidade de jogar em formato multiplayer.
Por outro lado, os aplicativos de videoconferência ficaram em alta também este ano, como é o caso do Zoom, do Cloud Meetings, do Microsoft Teams e do Houseparty. Estas iniciativas trazem benefícios para as empresas, mas também para todos os indivíduos que procuram uma forma mais cômoda de entrar em contato com outras pessoas a partir dos seus dispositivos móveis. Além disso, esses apps são igualmente úteis como o palco de diferentes iniciativas, como eventos ou conferências.
Desta forma, acredita-se que os apps vieram revolucionar o tradicional, permitindo um acesso prático e quase imediato a um conjunto alargado de soluções que vão desde o setor do entretenimento até as relações interpessoais. A constatação destes aplicativos como parte do dia a dia da população brasileira reflete-se igualmente na constante aposta e desenvolvimentos destas plataformas.