17.8 C
Campo Grande
domingo, 19 de maio, 2024
spot_img

Após acidentes com escorpião, prefeitura de Ribas intensifica campanha de prevenção

Criança de 8 anos, picado por escorpião, tem alta no Hospital da Unimed em Campo Grande

A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo lançou uma campanha especial após uma série de incidentes envolvendo picadas de escorpião. O objetivo é intensificar as ações de prevenção e conscientização entre os moradores.

O secretário de saúde do município, Marcos André de Melo, explicou que a população está sendo orientada sobre como agir caso encontre um escorpião em casa, além de receber informações sobre como evitar esses encontros indesejados.

Ele destacou também que o município tem organizado mutirões de limpeza em todos os bairros como parte de uma ação contínua ao longo do ano. “Esses mutirões não se limitam apenas ao combate aos escorpiões, mas também incluem medidas contra o mosquito da dengue e o mosquito palha, causador da Leishmaniose”.

Os casos

Os incidentes começaram em 15 de agosto, quando um menino de 5 anos foi picado no Bairro Parque Estoril e, infelizmente, faleceu uma semana depois. Outra criança, uma menina de apenas 3 anos, morreu na manhã deste domingo (1º), depois de ser picada no último dia 25 de setembro, enquanto dormia em sua casa no Jardim do Trabalhador. Ela foi levada pela mãe ao hospital Municipal Dr. José Maria Marques Domingues e transferida para a Capital no mesmo dia, mas não resistiu.

Ontem (30), mais dois casos foram registrados. Um homem de 30 anos foi picado de manhã e recebeu tratamento no hospital Municipal Dr. José Maria Marques Domingues. Ele foi administrado com soro antiescorpiônico, ficou em observação e já teve alta.

À tarde, um menino de oito anos foi picado na mão em uma chácara em Ribas do Rio Pardo e foi levado para o hospital Zé Maria. Posteriormente, foi transferido para o hospital da Unimed em Campo Grande, onde recebeu tratamento e foi liberado na manhã de hoje.

+ Em um dia, criança e adulto são picados por escorpiões em Ribas do Rio Pardo

Cuidados

Os escorpiões podem entrar nas residências pela rede de esgoto e se instalar no meio urbano devido à facilidade de abrigo, água e alimento (principalmente baratas) que aparecem em locais com acúmulo de entulho e lixo.

Não existe veneno eficaz contra escorpião e o Ministério da Saúde não recomenda o uso destes produtos, pois biologicamente os escorpiões são muito resistentes, e o uso pode causar o efeito desalojante destes animais, ou seja, fazer com que eles saiam de seus esconderijos, aumentando o risco de acidentes.

Medidas de prevenção

– Não deixe roupas de cama em contato com o chão.
– Coloque telas nas aberturas de ralos, pias ou tanques.
– Feche portas e janelas ao entardecer.
– Vede soleiras de portas e frestas em janelas.
– Reboque paredes e muros para fechar vãos ou frestas.
– Feche bem o lixo.
– Dedetize para eliminar fontes de alimento do escorpião.
– Remova folhagens, arbustos e trepadeiras das paredes externas e dos muros.

Fale com a Redação