Após mais de 30 dias de estiagem, Campo Grande pode voltar a registrar chuva de até 8 milímetros nesta segunda-feira (28). A previsão indica mudanças bruscas no clima com a chegada de uma frente fria ao Mato Grosso do Sul, trazendo queda nas temperaturas e risco de temporais, conforme alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Para a capital sul-mato-grossense, os termômetros devem oscilar entre 17°C e 32°C nesta segunda. A previsão de instabilidade ocorre em meio a dois alertas do Inmet: um de declínio de temperatura, que abrange 77 municípios do Estado, e outro de risco de tempestade, que atinge 62 cidades, incluindo Campo Grande.
O alerta de tempestade está vigente desde o fim do domingo (27) e se estende ao longo desta segunda. O Inmet prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40 a 60 km/h) e possibilidade de queda de granizo. Mesmo com o alívio da chuva, os especialistas alertam que a tendência é de retorno da seca nos próximos dias, já que julho e agosto são os meses mais secos do ano no Estado.
Mesmo com a possibilidade de chuvas fortes no início da semana, a tendência é de estiagem para o próximo mês na capital, pois, de acordo com informações do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), os meses de junho a agosto são considerados os mais secos do ano.
Queda de temperatura em todo o Estado
A frente fria que avança sobre a região deve derrubar os termômetros em diversas áreas. Segundo o Inmet, as temperaturas podem cair de 3ºC a 5ºC em boa parte do Estado, o que representa leve risco à saúde. O alerta de declínio térmico vale até a terça-feira (29).
De acordo com o Cemtec-MS, o frio mais intenso está previsto para terça (29) e quarta-feira (30), com mínimas podendo chegar a 8°C e, em pontos isolados do sul do Estado, até 5°C.
Regiões com previsão mais severa
- Sul, cone-sul e Grande Dourados: mínima de 13°C e máxima de 32°C
- Sudoeste e Pantanal: mínima de 15°C e máxima de 34°C
- Bolsão, leste e norte: mínima de 17°C e máxima de 35°C
Ao todo, cidades como Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá, Naviraí, Maracaju e Bonito estão incluídas nos alertas de mudança no tempo.
Riscos com a baixa umidade
Após a passagem da frente fria, o tempo deve voltar a ficar seco. A umidade relativa do ar deve cair para índices entre 15% e 30%, caracterizando situação de atenção, segundo os parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Diante desse cenário, autoridades recomendam:
- Ingerir bastante líquido
- Evitar exposição ao sol nos horários mais quentes
- Umidificar ambientes
- Redobrar os cuidados com o uso do fogo, devido ao risco de incêndios
A mudança no clima está relacionada à aproximação de uma frente fria vinda do sul do país, combinada ao transporte de umidade e calor do norte, além da atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai.
A população deve acompanhar os avisos meteorológicos pelos canais oficiais e se preparar para o início de semana com variações intensas no clima.