Pedro Paulo Gasparini vai tomar posse nesta quinta-feira (16) como defensor público-geral de Mato Grosso do Sul. A solenidade esta marcada para às 18h30 na plenária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). Ele vai comandar a Defensoria Pública do Estado durante o biênio 2023-2025.
Gasparini foi nomeado ao cargo de defensor público-geral pelo governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, no início deste mês. O defensor compôs a lista tríplice da eleição realizada no último dia 27 de fevereiro em primeiro lugar, com 147 votos.
Currículo
Pedro Paulo Gasparini é natural de Araçatuba (SP), com formação (Universidade de Direito de Araçatuba). Foi aprovado no XIII Concurso Público de Provas e Títulos para provimento dos Cargos de Defensor Público Substituto da Defensoria Pública de MS, e tomou posse em 2004.
Como defensor público atuou nas comarcas de Nioaque, Paranaíba e Ponta Porã, onde foi coordenador da 8ª Regional, e no ano de 2017 é aprovado no concurso de provimento por promoção à comarca de Campo Grande pelo critério de merecimento. Na Capital, exerceu dentre outras atuações, a coordenação do Núcleo de Ações Institucionais e Estratégicas (NAE) e de Execução Penal. Também foi chefe de gabinete e recentemente ocupava o cargo de assessor para assuntos institucionais.
Expediente invertido
Em razão da solenidade de posse do Defensor Público-Geral do Estado, nas dependências do Tribunal de Justiça, o TJMS terá expediente invertido hoje.
Segundo nota do TJ, o horário de funcionamento será no período matutino, das 7 às 14 horas. A alteração do horário de expediente é válida somente para o Tribunal de Justiça.
No Fórum de Campo Grande e no Centro Integrado de Justiça (Cijus), o horário de atendimento permanece inalterado.