Após cerca de três horas de reunião entre a Prefeitura Municipal, Ministério Público Estadual (MPE) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL-CG), foi acordado que o município não irá prorrogar a proibição de consumo de bebida alcoólica em ruas e estabelecimentos e ainda flexibilizará o toque de recolher em uma hora, passando das 21h para 22h a partir desta terça-feira (18). O horário de término continua às 5h da manhã.
Os dados sobre a taxa de ocupação geral dos leitos hospitalares da Capital, em que apresentou queda nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para 80%, convenceu Defensoria Pública e Ministério Público sobre a possibilidade de flexibilizar as ações de isolamento social, no que tange a proibição de consumo de bebidas alcoólicas.
A proibição valeu na cidade entre os dias 12 a 16 de agosto, conforme decreto municipal 14.413. A intenção da prefeitura era evitar que as pessoas saíssem para beber e, evitar assim, acidentes de trânsito, que correspondem a maior parte das internações em hospitais.
Já a fiscalização para cumprimento do toque de recolher, com uma hora a menos, e para coibir embriaguez no trânsito seguem até 30 de agosto com 34 equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e Vigilância Sanitária nas ruas.
O novo horário do toque de recolher começa a valer a partir desta desta-feira (18).
Também, ficou definido que haverão reuniões entre o executivo e entidades, semanalmente, para o análise dos números e evolução da pandemia, podendo com isso, definir regras conforme os riscos impostos pelo novo coronavírus (covid-19).
Participaram da reunião o procurador jurídico do município Alexandre Ávalo, o secretário de Saúde do município, José Mauro Castro Filho; o defensor público-geral de Mato Grosso do Sul, Fábio Rombi, a promotora de Justiça da área da Saúde, Filomena Fluminhan, além de representantes da Associação dos Músicos, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG).