20.8 C
Campo Grande
domingo, 10 de agosto, 2025
spot_img

Aprenda violão, flauta, violino e viola caipira no programa musical da UFMS

Inscrições estão abertas na Escola de Música até 17 de agosto

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está com inscrições abertas até o dia 17 de agosto para o Programa Escola de Música, incluindo os projetos Coral Infantojuvenil (PCIU) e CanteMus. São oferecidas vagas para diversas modalidades musicais, como violino, violão, flauta doce, flauta transversal, clarinete, clarone e, pela primeira vez neste semestre, viola caipira. O programa é destinado a iniciantes e estudantes com níveis intermediário e avançado, a partir de sete anos de idade. As inscrições devem ser feitas pelo site escolademusica.ufms.br.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, o programa promove uma formação musical humanizada e acessível a diferentes faixas etárias, focando no coletivo, na sensibilidade artística e na construção de vínculos. “Para a comunidade acadêmica, amplia a experiência pedagógica, artística e social; para a comunidade externa, oferece aprendizado musical de qualidade e desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais”, destaca.

Além da prática dos instrumentos, os alunos participam de aulas teóricas e de práticas coletivas nas cameratas de violões e instrumentos de sopro. Marcelo Fernandes, coordenador do programa e professor da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), ressalta que as cameratas são essenciais para desenvolver a leitura musical, o senso rítmico e a troca entre iniciantes e experientes. “A Escola de Música da UFMS é um polo único no Estado, especialmente pelo ensino coletivo de violão”, afirma.

Mariuciy Gomes, servidora da Proece que apoia a Escola de Música, enfatiza os benefícios do curso para todas as idades. “Para crianças, estimula o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, afetivo e social; para jovens e adultos, promove bem-estar emocional, alívio do estresse e senso de pertencimento a um grupo.” Ela ainda destaca que a proposta do programa é imersiva, integrando graduação, extensão e a estrutura física da universidade, com aulas ministradas por professores e bolsistas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A taxa única de matrícula para o semestre é R$ 250,00, e as aulas acontecem no prédio da Faalc, na Cidade Universitária. Horários e dias podem ser consultados no edital disponível no site do programa.

Entre os participantes, o estudante de Música Pedro Irineu, que ministrou aulas de violão clássico, destaca a importância da experiência coletiva no ensino. “Ajuda a lidar com diferentes níveis e gostos, buscando o melhor resultado para a turma”, comenta.

Já a atendente Abadia de Souza, que cursou violão clássico no primeiro semestre, conta que o programa realizou um sonho e trouxe muitos benefícios, como o desafio de aprender um instrumento e a convivência com colegas e professores. Para o próximo semestre, ela planeja participar do CanteMus e cursar viola caipira.

O Programa Escola de Música da UFMS reforça o compromisso com a formação cultural e artística da comunidade, oferecendo oportunidades de aprendizado, socialização e desenvolvimento pessoal por meio da música.

Fale com a Redação