Publicado em 30/05/2017 18h20
Aprovado em audiência pública, documento propõe captação de recursos para serviços sociais em Naviraí
O documento foi assinado pelas mais de 200 pessoas presentes na audiência, realizada no último dia 26 de maio, na Câmara de Vereadores.
Da redação
O deputado estadual João Grandão, coordenador da Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Assistência Social da Assembleia Legislativa, promoveu no último dia 26 de maio na Câmara de Vereadores de Naviraí, audiência pública para tratar sobre demandas do bairro Jardim Paraíso e redondezas. A audiência produziu um documento denominado “Carta de Naviraí”.
O documento foi assinado pelas mais de 200 pessoas presentes, além de representantes de autoridades públicas do município e pelo deputado estadual João Grandão, coordenador da Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Assistência Social da Assembleia Legislativa, que promoveu a audiência pública no último dia 26 de maio na Câmara de Vereadores de Naviraí para debater os desafios do bairro.
“Nossa preocupação é com a entrega das 800 unidades de apartamentos (Conjunto Nelson Trad I, II, III e IV) que ocorrerá em dentro de alguns meses, além das 313 casas em construção (Residencial Belo Horizonte) e o que isso irá gerar de demandas nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, assistência social, esporte e cultura. Essa audiência pública proporcionou a oportunidade de debatermos diretamente com a sociedade os desejos e expectativas daquele bairro”, elogiou a gerente municipal de Assistência Social de Naviraí, Telma Minari.
O deputado estadual João Grandão também destacou a importância do debate, uma vez que a infraestrutura de serviços públicos do município não está preparada para atender o fluxo de novos usuários gerado a partir da entrega dos imóveis.
“Essa obra é de suma importância, porém deveria ter previsão orçamentária para o atendimento das demandas sociais do bairro. Somente no Conjunto Nelson Trad serão 1.100 famílias, num total estimado de 4.400 pessoas. Por isso a importância de conjugarmos esforços e organizarmos essa Carta (de Naviraí), que fortalecerá nossa articulação política para a viabilização de recursos financeiros em prol do Jardim Paraíso junto aos entes públicos municipal, estadual e federal”, disse.
A Carta, organizada pela Prefeitura de Naviraí juntamente com a Câmara Municipal de Vereadores e a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul traz uma série de propostas nas áreas da Assistêncial Social; Educação; Saúde; Trânsito; e Esporte e Cultura para que os moradores do bairro Jardim Paraíso possam viver com dignidade, qualidade de vida, justiça social e acesso universal aos direitos sociais e desenvolvimento socioeconômico e ambiental, saneamento básico, infraestrutura urbana, transporte, serviços públicos, trabalho e lazer.
Entre as ações sugeridas estão a construção no bairro de uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) com capacidade para atender 2.500 pessoas por mês, contratação de equipe médica, além de escolas, CEINFs e pontos de ônibus.
Assinaram a carta o prefeito de Naviraí, Jose Izauri de Macedo; a Gerente de Assistência Social, Telma Minari; os deputados João Grandão e Onevan de Matos, respectivamente coordenador e vice-coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Assistêncial Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; a gerente de obras, Ana Paula Krambeck Silva Rocha; o gerente de Saúde, Fabio Augusto Bonicontro; a gerente de Educação, Fatima de Lourdes Ferreira Liutti; o gerente de Desenvolvimento, Fernando Kamitani; o gerente do Núcleo de Trânsito, Emerson Pena Vila; o capitão do 12º Batalhão da Polícia Militar, José Marques Filho; os vereadores Jaimir José da Silva (presidente da Câmara Municipal); Josias de Carvalho (vice-presidente da Câmara Municipal); e Luiz Alberto Avila Silva Junior (membro da Comissão de Assistêncial Social). Com informações da assessoria de comunicações do Deputado.

