20.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 13 de novembro, 2025
spot_img

Artistas se unem em exposição Homenagem ao Poeta Manoel de Barros no Centenário de seu Nascimento

16/12/2016 09h00

Artistas se unem em exposição Homenagem ao Poeta Manoel de Barros no Centenário de seu Nascimento

Notícias MS

No dia 19 de dezembro, dia em que o Poeta Manoel de Barros completaria 100 anos, será realizado na Galeria Wega Nery, no Centro Cultural José Octávio Guizzzo, às 19h30, a abertura da exposição “Invencionices”. A exposição faz parte da “Homenagem ao Poeta Manoel de Barros no Centenário de seu Nascimento”, que consiste em uma série de atividades para crianças, jovens e adultos envolvendo várias linguagens artísticas, que serão realizadas no período de cem dias, contados a partir do dia 20 de setembro deste ano, data do lançamento da programação pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria e Fundação de Cultura.

Nascido em 19 de dezembro de 1916, Manoel Wenceslau Leite de Barros, um dos mais aclamados poetas brasileiros da contemporaneidade, completaria 100 anos em 2016. Homem recluso e gentil, detentor de um jeito único de escrever poesia, Manoel alcançou um status singular no meio literário e tornou-se referência na literatura mundial.

Em celebração aos 100 anos do nascimento do poeta, a Confraria Sociartista, composta por artistas visuais regionais, realiza a exposição “Invencionices”. Na exposição haverá a representação de dez artistas profissionais renomados das artes plásticas de Mato Grosso do Sul e integrantes da Confraria. São eles: Anelise Godoy, Cecílio Vera, Erika Pedraza, Lucio Laranjeira, Marilena Grolli, Monique Merlone, Patrícia Helney, Rosane Bonamigo, Sônia Corrêa e Tanara Renck, como convidados: Roberto Higa (membro da confraria) Haroldo Garay e Gejo O Maldito de SP. As obras expostas foram pintadas ao vivo durante um Sarau em homenagem ao poeta no Centro Cultural José Octávio Guizzo e hoje fazem parte do importante acervo da fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A cantora Lenilde Ramos também vai participar interpretando músicas que homenageiam o poeta.

A Confraria Sociartista é uma Associação de Artistas Visuais Profissionais residentes em Mato Grosso do Sul que apresentam uma multiplicidade de expressões em diversos estilos, representando suas vivências e imaginários, compondo, assim, um panorama contemporâneo das artes visuais do Estado.

A Confraria Sociartista foi criada há mais de 8 meses e está atuando em todo Mato Grosso do Sul. Ela está promovendo no primeiro domingo de cada mês, da 9 às 14 horas, a Feira de Artes Plásticas de MS na Praça das Águas, localizada na avenida Afonso Pena. No local são vendidas obras de arte de cerca de 30 artistas, a preços populares. O intuito é que a iniciativa se torne um ponto turístico da Capital.

Marilena Grolli, gestora de Artes da FCMS e integrante da Confraria Sociartista, explica que os artistas visuais homenageiam Manoel de Barros em seu centenário doando o que têm de mais verdadeiro e autentico: a Arte. “Nossa arte é parte de quem somos, assim como nosso poeta fazia por meio de seus poemas que inspiram e iluminam o mundo, enchendo de orgulho a todos nós sul-mato-grossenses. Invencionices, que possui esse título inspirado no trecho de um poema de Manoel de Barros, – que diz ‘Porque eu não sou da informática, eu sou da invencionática e só uso a palavra para compor meus silêncios’ – mostra o resultado dessa entrega sincera dos artistas ao eterno Manoel de Barros”.

O evento é aberto ao público e a entrada é franca. O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de agosto, 453, Centro.

Artistas se unem em exposição Homenagem ao Poeta Manoel de Barros no Centenário de seu Nascimento

Obra de Anelise Godoy

Obra de Cecilio Vera

Fale com a Redação