33.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 12 de novembro, 2025
spot_img

Atendimento psicopedagógico pode ser reponsabilidade de cada sistema de ensino

30/07/2016 07h00

Atendimento psicopedagógico pode ser reponsabilidade de cada sistema de ensino

A proposta que deixa a implementação do atendimento psicopedagógico de seus alunos sob a reponsabilidade de cada sistema de ensino – federal, estaduais e municipais – foi aprovada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O texto aprovado foi o substitutivo que usou como referência dois Projetos de Leis (PLs) 8.225/2014 e PL 209/2015 que tratam do atendimento psicopedagógico na educação básica.

O projeto ainda será analisado, conclusivamente, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Ele busca diagnosticar e prevenir problemas de aprendizado, combater a violência nas escolas e incentivar o exercício da cidadania nessas instituições. O relatório do deputado Geraldo Resende (PSDB-MS) inclui a regra na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei 9.394/96). Ele rejeitou o texto principal (PL) 7.646/2014 que previa programa de assistência psicopedagógica em todas as escolas da rede pública.

Para Resende, é mais adequado estabelecer uma política, como propõem as propostas apensadas, e não um programa, como prevê o texto original. Ele ressalta que o psicopedagogo não necessariamente será lotado na escola, mas eventualmente em centro que atenda às escolas na medida das necessidades que se apresentarem.

Agência CNM, com informações da Agência Câmara

Atendimento psicopedagógico pode ser reponsabilidade de cada sistema de ensino

Fale com a Redação