Atlético-MG se consagra campeão brasileiro por antecipação após 50 anos

725
(Foto: Pedro Souza / Atlético-MG)

A tarde de uma quinta-feira (2) ‘inóspita’ , principalmente ao futebol, foi dia do Atlético-MG vencer o Bahia, e já por antecipação ser campeão brasileiro 2021, após 50 anos, e ante alguns jogos para o fim do Campeonato Brasileiro de futebol, série A, o Brasileirão. O único título deste torneio foi em 1971, agora veio o bicampeonato, cinquenta anos depois, que o torcedor Atléticano mineiro, pode, enfim, comemorar o título brasileiro. Entre este período, a taça já quase chegou por cinco vezes, em 1977, 1980, 1999, 2012 e em 2015, ficando penta-vice campeão.

Hoje, o Galo derrotou o Bahia por 3 a 2 na Arena Fonte Nova, em Salvador, assegurando o bicampeonato nacional por antecedência, pois ainda faltam três jogos para encerrar a então disputa pelo título. Os cinco gols da noite saíram em um segundo tempo eletrizante, com destaque ao atacante Keno, que balançou as redes duas vezes e decretou a virada do campeão. O Alvinegro foi a 81 pontos e não tem mais como ser alcançado pelo vice-líder Flamengo, que tem 70 pontos, e se vencer todas as partidas, chega somente a 79, e se o Galo não vencer nenhuma outra também.

O Atlético-MG, de primeira conquista (em 1971) para cá, esteve perto por cinco vezes na busca pelo bicampeonato. Em 1977, 1980 e 1999, o Atlético foi à final do Brasileiro, mas perdeu para o São Paulo (nos pênaltis), Flamengo e Corinthians, respectivamente a cada ano. Em 2012 e em 2015, já na era dos pontos corridos, o Galo foi vice, ante os campeões Fluminense e Corinthians. Ídolos históricos como Reinaldo (maior artilheiro do clube, com 255 gols) ou Ronaldinho Gaúcho (principal nome da conquista da Libertadores, em 2013) tentaram, mas não conseguiram tirar o Alvinegro da fila.

A espera acabou sob comando do mesmo treinador que levou o time ao título da Libertadores: Cuca. O Atlético assumiu a ponta do Brasileirão na 15ª rodada, fora de casa, e com ais 21 jogos, não saiu mais da liderança.

Alguns números que mostram a o primeiro lugar

O time de Minas, ficará até, como o segundo melhor ataque, com 60 gols, atrás somente do Flamengo (67). Mas, do outro lado, o Galo tem a defesa menos vazada da competição, com apenas 27 gols sofridos em 36 jogos disputados. Assim, não perdendo partidas.

Atlético-MG se consagra campeão brasileiro por antecipação após 50 anos
Atlético-MG se consagra campeão brasileiro por antecipação após 50 anos