Campo Grande terá máxima de 25°C e pancadas de chuva nesta segunda
O início da semana será marcado por tempo instável em todo Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira (13), o avanço de uma frente fria, combinado à presença de um ciclone extratropical e ao transporte de ar quente e úmido, deve provocar chuvas intensas e tempestades isoladas em grande parte do Estado, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
O órgão alerta para raios, rajadas de vento que podem ultrapassar 60 km/h e queda de granizo em pontos isolados. Os acumulados de chuva podem ultrapassar 30 milímetros em 24 horas.
Previsão para Campo Grande
Na capital, a máxima prevista é de 25°C, com pancadas de chuva e ventos de até 60 km/h. O dia começou com sol entre nuvens e chuva leve, mas a intensidade das precipitações deve aumentar ao longo do dia, totalizando cerca de 18,5 milímetros. A chuva deve se manter até a noite.
Chuvas em outras cidades
Nas últimas horas, também houve registro de precipitação em Mundo Novo, Ivinhema, Bela Vista, Ponta Porã, Maracaju, São Gabriel do Oeste e Dourados.
Temperaturas pelo Estado
Apesar das chuvas, as temperaturas seguem elevadas em algumas regiões, mas devem cair após a passagem da frente fria. No Pantanal, Corumbá pode chegar a 33°C, Porto Murtinho a 31°C e Aquidauana a 29°C. No norte, Coxim e Camapuã terão máxima de 29°C e mínimas entre 18°C e 22°C.
No sul do Estado, Dourados registra 25°C, Iguatemi 26°C e Ponta Porã 24°C, com resfriamento por conta da massa de ar frio. No leste, Três Lagoas alcança 25°C e Paranaíba 28°C.
As menores temperaturas do Estado estão previstas para Ponta Porã, com mínima de 17°C, enquanto as maiores ficam no Pantanal, podendo chegar a 37°C em áreas isoladas.
O Cemtec recomenda atenção aos alertas de tempestades, ventos fortes e granizo, e orienta a população a evitar áreas abertas durante raios e a dirigir com cautela em trechos alagados.
Volta do sol
Na terça-feira (14), a presença de uma área de alta pressão em níveis médios da atmosfera deve garantir o retorno do tempo firme na metade sul de Mato Grosso do Sul. Já no norte do estado, ainda há chance de chuvas fracas a moderadas.
Em Campo Grande, o sol aparece entre nuvens, elevando as temperaturas e trazendo o calor de volta à tarde. Pela manhã, principalmente nas regiões do sul do estado, o clima será mais ameno, com sensação de friozinho típico do início do dia.
No meio da semana, a formação de uma nova área de baixa pressão no Paraguai tende a aumentar a umidade na faixa norte de Mato Grosso do Sul. A combinação de calor e umidade poderá gerar pancadas isoladas de chuva nessa região.
As tardes seguem quentes em quase todo o estado, mantendo o calor predominante até o final da semana.