27.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 8 de setembro, 2025
spot_img

Bazar Legal do TJMS arrecada mais de R$ 230 mil e beneficiará 4 instituições da capital

Realizada no último sábado, dia 6 de setembro, no estacionamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, a primeira edição do Bazar Legal arrecadou o valor total de RS 231.090,00, que será destinado para quatro instituições sociais que atuam em Campo Grande: Associação Pestalozzi, Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul (Abrec-MS), Associação Espaço de Convivência Esperança e Conselho da Comunidade.

De acordo com a presidente da Associação Pestalozzi e organizadora do evento, Gysèlle Tannous, foram vendidas 7.703 peças de roupas no bazar, que ficou aberto para a população das 8 às 17 horas e reuniu cerca de 2 mil pessoas ao longo do dia. Segundo ela, foram disponibilizadas cerca de 35 mil peças para venda, entre modelos femininos, masculinos e esportivos, todas vendidas pelo valor fixo de R$ 30,00.

Os itens foram destinados ao bazar por meio de doações da Receita Federal de Corumbá, e os produtos que sobraram serão vendidos diretamente pelas entidades que participaram dessa edição em novos bazares ou feiras de produtos doados pela Receita Federal.

Para o juiz Albino Coimbra Neto, titular da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande e idealizador do Bazar Legal, a iniciativa é um exemplo de como recursos provenientes de infrações podem ser redirecionados para o bem comum, fortalecendo a solidariedade e o apoio a instituições que desempenham um papel fundamental na comunidade.

“Este foi o primeiro bazar nesse formato, fruto da grande quantidade de mercadorias apreendidas na fronteira com a Bolívia. A Justiça, em parceria com a Receita Federal, buscou transformar mercadorias apreendidas do contrabando em algo positivo, revertendo em benefício da sociedade por meio das entidades filantrópicas”, explicou o magistrado.

“Todo o recurso que aqui for arrecadado será destinado às atividades dessas quatro entidades, que já são parceiras credenciadas do Tribunal de Justiça e realizam um trabalho social de grande relevância, com acompanhamento constante do Judiciário. O sucesso desta primeira edição nos anima a repetir a iniciativa em outras oportunidades, ampliando o número de instituições atendidas”, completou Albino Coimbra Neto.

Na visão da presidente da Associação Pestalozzi, o Bazar Legal foi um projeto muito importante ao propiciar recursos para o fortalecimento das ações de assistência social no Estado. “Este evento de caráter social significou um fôlego para as quatro instituições beneficiadas com as vendas, pois nessa época de final de ano as despesas são muitas e os recursos sempre escassos. Desta forma, com estes recursos, conseguiremos manter nosso trabalho, pagar as contas e entrar em 2026 com menos dificuldade, o que resulta em um trabalho sempre melhor aos nossos usuários”, ressalta Gysèlle Tannous.

A opinião é compartilhada pela presidente da Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul (Abrec-MS), Maria Aparecida Arroyo, que também será beneficiada com os recursos arrecadados no bazar. “Esse valor será fundamental para a nossa instituição, principalmente nesse momento em que estamos precisando de ajuda para manter a associação e cobrir os custos operacionais. Temos profissionais e custos com benefícios sociais, segurança alimentar e a manutenção de uma estrutura física grande, que exige um custo muito alto”, disse.

Para finalizar, a representante da Abrec-MS ainda destacou que “o Tribunal de Justiça, na figura do juiz Albino Coimbra Neto, está sempre envolvido com as causas sociais. Então esta não é uma ação pontual, é um trabalho contínuo de apoio às ONGs e à comunidade”.

Entidades beneficiadas – A Associação Pestalozzi trabalha há mais de 40 anos em defesa dos direitos das pessoas com deficiência e sua inclusão na sociedade. Atualmente, a instituição atende mais de 700 usuários com deficiência intelectual e/ou transtorno neuromotor, desde bebês, crianças, jovens a adultos. Clique aqui para visitar o site!

Outra entidade beneficiada, a Associação Beneficente dos Renais Crônicos de MS, fundada em 1988, é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que visa informar sobre a prevenção e tratamento da Doença Renal Crônica (DRC). A instituição oferece suporte aos pacientes renais crônicos carentes em tratamento dialítico, fornecendo assistência social, segurança alimentar, medicamentos, atendimentos multiprofissionais e cursos profissionalizantes. Clique para saber mais!

Já a Associação Espaço de Convivência Esperança é uma instituição sem fins lucrativos que oferece um programa de saúde integral para a comunidade dos bairros Parque do Sol, Dom Antônio Barbosa e José Teruel Filho, com total gratuidade em seus atendimentos e 100% dos profissionais voluntários. Conheça mais clicando aqui!

Por fim, o Conselho da Comunidade é um órgão que acompanha os estabelecimentos prisionais e desenvolve ações voltadas à ressocialização de presos. É formado por membros da sociedade civil e atua de forma voluntária, com o apoio de instituições públicas. Acesse o site para mais informações!

Fale com a Redação