Bioparque Pantanal abre inscrições para 4ª edição do Clube de Ciências em MS

18
(Foto: Lara Miranda)

Programa incentiva iniciação científica entre estudantes do ensino fundamental e médio; inscrições são on-line

Estudantes interessados em transformar ideias em projetos científicos já podem se preparar: o Bioparque Pantanal lançou o edital da quarta edição do Clube de Ciências, programa que incentiva a iniciação científica entre alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio em Mato Grosso do Sul. As inscrições estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, conforme edital.

A iniciativa é destinada a estudantes de escolas públicas e particulares de todo o estado e busca estimular a pesquisa científica desde cedo, aproximando jovens do universo acadêmico e da produção de conhecimento. O edital completo está disponível on-line.

Novas modalidades ampliam participação

A edição deste ano traz como principal novidade a criação de três modalidades de ingresso, ampliando as possibilidades de participação e permitindo que escolas e estudantes escolham o formato mais adequado à sua realidade.

As categorias disponíveis são:

  • Continuidade de projetos ou nova proposta de escolas parceiras, com quatro vagas;
  • Participação em projetos institucionais do Bioparque Pantanal, com duas vagas;
  • Ingresso Regular, com dez vagas destinadas a novas escolas.

A modalidade de continuidade é voltada às instituições que participaram da edição de 2025 e busca fortalecer a parceria já estabelecida com o Bioparque. Já a participação em projetos institucionais permitirá que estudantes integrem iniciativas estruturadas pela própria instituição, dentro de duas linhas temáticas:
Inovação, tecnologia, conservação, bioprospecção e bioeconomia e Sociedade, turismo, cultura, ambiente e desenvolvimento local.

O ingresso regular, por sua vez, é direcionado a escolas que desejam participar pela primeira vez, com a apresentação de projetos inéditos.

Como participar

Os projetos deverão ser desenvolvidos por grupos formados entre três e cinco estudantes, sempre com acompanhamento de um professor-orientador. As propostas serão enviadas por formulário eletrônico e avaliadas pelo Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque Pantanal (NEA).

Segundo a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, o programa vai além da experiência educacional tradicional. “O Clube de Ciências é uma ferramenta essencial para despertar nos jovens o interesse pela pesquisa e pela ciência desde cedo. Investir nesses estudantes é investir na conservação dos nossos ecossistemas e no desenvolvimento sustentável da sociedade”, afirma.

Formação científica e desenvolvimento pessoal

Com duração de seis meses, os projetos selecionados deverão resultar na apresentação de um produto final que represente a pesquisa desenvolvida pelos participantes.

A iniciativa valoriza propostas relacionadas à sustentabilidade ambiental, inovação, desenvolvimento social e práticas educacionais inovadoras, sempre conectadas à realidade dos ecossistemas sul-mato-grossenses.

De acordo com a coordenadora do Clube de Ciências, Thuany Valadares, o impacto do programa vai além do aprendizado técnico. “Ao longo do projeto, observamos uma transformação significativa nos estudantes. Eles desenvolvem autonomia, liderança e trabalho em equipe, além de fortalecer o pensamento crítico e o protagonismo juvenil”, destaca.

O Clube de Ciências integra as ações educativas do Bioparque Pantanal voltadas à popularização da ciência e à formação de jovens pesquisadores no estado.