Operação Lei Seca realizada na noite de ontem (27) e madrugada de hoje (28), pelo Batalhão da Polícia Militar de Trânsito (BPTran) com apoio do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) realizou mais de 180 testagem de etilômetro (bafômetro).
A blitz foi realizada na Rua Zulmira Borba com Celina Bais Martins, Bairro Nova Lima, na Capital. Foram abordados 170 veículos, sendo realizados 186 testes de alcoolemia. Três motoristas recusaram a realizar o teste e mesmo assim foram autuados administrativamente.
Ainda teve recolhimento de tês Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e três veículos recolhidos ao Detran.
Penalidades por embriaguez
O motorista é preso quando apresenta mais de 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro (bafômetro). Ele é punido com multa de R$ 2.934,70. O condutor também tem a carteira de habilitação recolhida e passa por processo de cassação da licença. A pena é de detenção de seis meses a três anos.
Quando a quantidade de álcool detectada for abaixo de 0,33mg/l, o condutor é autuado, tem CNH retida e paga multa. A recusa em realizar o teste, também segue as mesmas medidas do condutor com índice abaixo de 0,33mg/l. Nos três casos, o motorista pode ter o veículo retido, caso não haja pessoa habilitada no momento para conduzir.