Blocos e escolas de samba abrem o Carnaval 2026 em Campo Grande

15
Bloco de carnaval na Esplanada em Campo Grande (Foto: Divulgação)

Farofolia, Cordão Valu e Capivara Blasé estão entre os destaques; desfiles oficiais acontecem nos dias 16 e 17.

Se a Esplanada Ferroviária virar um mar de fantasias coloridas, plumas e glitter nesta sexta-feira (13), não será surpresa: começa oficialmente o Carnaval de Campo Grande, com expectativa de reunir cerca de 130 mil pessoas nos cinco dias de festa, no principal palco dos blocos de rua da Capital.

Além da Esplanada Ferroviária, a Praça do Papa também deve concentrar grande público, com estimativa de mais 20 mil pessoas nos dois dias de desfile das escolas de samba.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Valdir Gomes, a Prefeitura preparou uma estrutura reforçada nos dois pontos centrais da festa. “Está tudo organizado e a expectativa é muito grande. Será um Carnaval seguro, alegre e ainda melhor que o do ano passado. Reforçamos a estrutura, com mais arquibancadas cobertas e espaço para cadeirantes e idosos, e trabalhamos junto às forças de segurança para garantir tranquilidade. A Liga tem sido parceira e esperamos um grande público para celebrar com a gente”, afirmou.

Entre as medidas adotadas estão a instalação de mais de 100 banheiros químicos, reforço na limpeza após os eventos e interdições viárias coordenadas pela Agetran. O município também organizou o comércio ambulante e estruturou atendimento em saúde com equipes de urgência das 17h à meia-noite nos dias de programação.

Na segurança, haverá atuação integrada da Polícia Militar, com cerca de 180 policiais por noite, além de equipes da Cavalaria e do Batalhão de Choque. A Guarda Civil Metropolitana atuará com 300 agentes, 22 viaturas, 10 motocicletas e um micro-ônibus como base móvel. A orientação é para que os foliões aproveitem a festa com responsabilidade e sigam as recomendações dos órgãos de segurança.

Blocos abrem a folia

Entre os destaques desta sexta-feira está o bloco Farofolia, considerado o maior bloco LGBTQIA+ de Mato Grosso do Sul, que traz como atração nacional a funkeira Valesca Popozuda.

“Nossa ideia foi conectar o funk do Rio de Janeiro às expressões carnavalescas do Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país. Em ano de Copa do Mundo, o encontro entre Carnaval, música popular e identidade nacional ganha ainda mais potência simbólica”, destacou o produtor Thallyson Perez.

No domingo (15) e na segunda-feira (16), o Capivara Blasé leva trio elétrico à Esplanada Ferroviária, com atrações musicais e o espaço infantil Capivarinha, voltado para crianças de 5 a 12 anos. “A expectativa são as melhores possíveis para realizar uma grande festa e aquecer a economia da cidade durante todos esses dias”, afirmou o organizador Vitor Hugo Samudio.

O bloco contará ainda com ponto de apoio da Cruz Vermelha, área reservada para pessoas com deficiência (PCD) e intérprete de Libras no palco principal.

Já o tradicional Cordão Valu celebra 20 anos colocando o bloco na rua na segunda-feira (16). “A gente trabalha muito para entregar um Carnaval bonito, organizado e seguro. Espero ver a cidade feliz, as famílias na rua e essa energia linda que só o Carnaval de Campo Grande tem”, disse Silvana Valu.

No sábado (14), a Morada dos Baís recebe o bloco Acorda o Galo, com DJ TGB e Samba do Caramelo. Na segunda-feira (16), a Orla Morena será palco do bloco Cia Barra da Saia, com programação voltada também para mães e crianças.

Desfiles das escolas de samba

Os desfiles oficiais das escolas de samba acontecem nos dias 16 e 17 de fevereiro, a partir das 19h, na Praça do Papa. Na primeira noite desfilam Herdeiros, Igrejinha, Unidos da Vila Carvalho e Unidos do Cruzeiro. Na segunda noite, após show de abertura, entram na avenida Os Catedráticos do Samba, Deixa Falar e Cinderela Tradição.

De acordo com o presidente da Liga das Escolas de Samba, Alan Catharinelli, o carnaval da Capital é um patrimônio cultural. “Campo Grande é a única capital do Centro-Oeste que realiza desfiles de escolas de samba. Isso é uma tradição desde a década de 60 e precisa ser reconhecida”, afirmou.

A apuração das notas será no dia 18, às 17h, no Teatro de Arena do Horto Florestal. A premiação das campeãs está marcada para o dia 20, a partir das 18h, no Armazém Cultural, na Esplanada Ferroviária.

Ao longo de cinco dias, a Capital deve misturar tradição, diversidade e economia aquecida, consolidando o Carnaval como um dos principais eventos culturais do calendário campo-grandense.

Confira o cronograma completo com datas, locais e atrações:

13 de fevereiro (sexta-feira)

Bloco Farofolia
Local: Rua Dr. Temístocles (entre 14 de Julho e Av. Calógeras)
Horário: 16h às 0h
Atração: Valesca Popozuda

Bloco Só Love
Local: Rua Gal. Melo (entre 14 de Julho e Av. Calógeras)
Horário: 16h às 0h

Bloco Reggae
Local: Monumento Maria Fumaça – Av. Calógeras esquina com Av. Mato Grosso
Horário: 18h às 0h
Atração: Rockers Sound System

14 de fevereiro (sábado)

Bloco Acorda o Galo
Local: Morada dos Baís
Horário: 9h às 14h
Atrações: DJ TGB e Samba do Caramelo

Bloco Cordão Valu
Local: Av. Calógeras (entre Gal. Melo e Av. Mato Grosso)
Horário: 15h às 0h

15 de fevereiro (domingo)

Bloco Capivara Blasé
Local: Rua Dr. Temístocles (entre 14 de Julho e Av. Calógeras)
Horário: 14h às 0h
Atrações: Trio elétrico: Projeto Kzulo
Chokito, Sampri e DJ Gikka
Capivarinha (programação infantil) – a partir das 15h

Bloco Ipa Lelê
Local: Av. Mato Grosso (entre 14 de Julho e Av. Calógeras)
Horário: 16h às 0h

16 de fevereiro (segunda-feira)

Bloco Cordão Valu
Local: Av. Calógeras (entre Gal. Melo e Av. Mato Grosso)
Horário: 15h às 0h

Bloco Capivara Blasé
Local: Rua Dr. Temístocles
Horário: 14h às 0h
Atrações: Silveira Soul, Sampri, Kzulo e AfroQueer (DJ)

Bloco Barra da Saia
Local: Orla Morena (Teatro da Orla – Cabreúva)
Horário: 15h às 22h
Atrações: DJ Renan, Orquestra Cia Barra da Saia
Cortejo, Pagode 67, Trio Mistura das Minas

17 de fevereiro (terça-feira)

Bloco Cordão Valu
Local: Av. Calógeras
Horário: 15h às 0h

Bloco Subaquera (matinê)
Local: Rua Abdalla Roder, 692 – Vila Margarida
Horário: 16h às 0h
Atrações: DJ Lucas e Ariadne

Ensaios Técnicos

12 de fevereiro
Local: Praça do Papa
Horário: 19h
Ensaios abertos ao público das escolas de samba

Apuração das notas
18 de fevereiro
Local: Teatro de Arena do Horto Florestal
Horário: A partir das 17h

Premiação das escolas campeãs
20 de fevereiro
Local: Armazém Cultural – Esplanada Ferroviária
Horário: A partir das 18h