Bloquinho para festejar aniversário de deputada fecha a Rua 14 de Julho nessa quinta-feira

21
Foto: Enviada ao Enfoque MS

O desfile de um bloco de rua fora da área da Esplanada Ferroviária, onde tradicionalmente ocorrem os eventos carnavalescos, deixou a Rua 14 de Julho, no trecho entre a Rua Maracaju e a Rua Antônio Maria Coelho, no centro de Campo Grande, completamente interditada para o fluxo de veículos durante toda a tarde dessa quinta-feira (05).

Segundo publicação da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), como rota alternativa, os motoristas podem utilizar a Rua Maracaju. O recomendado é não fazer uso da Rua 14 de Julho, no quadrilátero central, para evitar congestionamento e o eventual tumulto que o evento deve proporcionar até a meia-noite, ou madrugada de sexta-feira (06), horário previsto de encerramento.

Chamado de 1ª Bloco Tropicampão, o evento é patrocinado pela deputada federal Camila Jara (PT) e tem como finalidade celebrar o aniversário dela mesma, que completa 31 anos no próximo dia 10 deste mês, além do seu partido político, que chega a marca de 46 anos no mesmo dia.

Entre as atrações confirmadas estão autoridades políticas locais, como os vereadores Luiza Ribeiro (PT) e Jean Ferreira (PT), além do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, que está cumprindo agenda pública em Campo Grande. O evento começa a partir das 18h, com entrada gratuita e show do grupo de pagode Samba Caos, DJ’s e da bateria Filhos de Jorge.

Bloquinho para festejar aniversário de deputada fecha a Rua 14 de Julho nessa quinta-feira

Os comerciantes locais afetados pela interrupção no trânsito disseram à imprensa que não foram informados sobre o evento com antecedência e temem prejuízos financeiros. “Não houve nenhum tipo de reunião com os lojistas, nem mesmo informativo de que o bloqueio aconteceria no meio da semana e início do mês. Acho injusto!”, reclamou um comerciante, sem dizer o nome.

Outra reclamação da classe é a limpeza da rua, já que esse tipo de evento costuma gerar muito resíduos e atos de vandalismo. “Quero saber se amanhã a rua estará limpa ou se teremos que suportar a sujeira e o cheiro de urina nas portas dos comércios”, emendou outro empresário, questionando o porquê do bloco não acontecer na área da esplanada ferroviária como os demais.

Desde às 12h o fluxo está fechado para veículos não autorizados e a presença de equipes técnicas que fazem a montagem do palco e do sistema de som tomou conta da área. A interdição do trecho tem autorização da Prefeitura Municipal de Campo Grande e também terá o reforço na segurança pública por parte da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar.