23.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 20 de agosto, 2025
spot_img

Boa prática de gestão do Senai de Três Lagoas tem reconhecimento nacional

O Senai de Três Lagoas teve o projeto “Otimização do Processo e Sistema de Conselho de Classe – Gestão Unificada” selecionado pelo Projeto de Inovação Senai Saga, iniciativa nacional que elegeu as boas práticas de gestão das escolas Senai de todo o País com o objetivo de potencializar a difusão das experiências, disseminação e compartilhamento de novas soluções. 

Segundo o gerente do Senai de Três Lagoas, Rodrigo Bastos, o projeto desenvolvido pela unidade surgiu da necessidade de promover um melhor resultado frente aos problemas identificados e as ações efetivas que buscam o melhor resultado individualmente, por aluno e desempenho de turmas. 

“As condições essenciais para a implementação desta prática consistem em uma perfeita simetria de comunicação entre os instrutores líderes de cada setor específico, como mecânica, automação, elétrica, química, entre outros cursos oferecidos”, explicou Rodrigo Bastos. 

Ele completa que, uma vez que tenham todas as informações pertinentes ao andamento de cada turma/unidade curricular específica, os instrutores devem relatar ao coordenador técnico um resumo, descrevendo apenas as ‘situações problemas’, para que a coordenação possa agir diretamente sobre a situação. “A nova prática começou a ser implementada no Senai de Três Lagoas em agosto de 2020 e os resultados foram observados de forma imediata”, afirmou.

Rodrigo Bastos ressalta que notou uma otimização do tempo de cada instrutor com relação à identificação de focos que necessitam de maior atenção da instituição, seja essa necessidade de caráter acadêmico ou social. “Além disso, como os instrutores passaram a se reunir com maior tempo junto a seus instrutores líderes, com a finalidade implementar ou discutir novas estratégias de ensino, foi possível recuperar e identificar alunos em situações de desistência e processos de recuperação de conteúdo”, ressaltou.

Ele ainda destacou que ser classificado no edital de boas práticas do Departamento Nacional do Senai evidencia que a unidade de Três Lagoas está no caminho certo em busca da otimização de nossa gestão. “É muito gratificante ver nosso trabalho ser reconhecido nacionalmente”, completou. 

Já o supervisor técnico da instituição, Marcio Tulio Matheus Santos, que elaborou o projeto, reforçou que o novo modelo de conselho de classe foi aprovado por todos os instrutores. 

“Essa nova forma de organização das ideias traz otimização do tempo individual de cada instrutor, e promove a possibilidade ao instrutor líder do grupo reorganizar projetos, ouvir novas ideias e discutir novas possibilidades de desenvolvimentos acadêmicos 100% direcionados ao curso técnico do aluno do Senai”, finalizou Marcio Santos.

Fale com a Redação