10.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 30 de julho, 2025
spot_img

Bonito cria calçada da fama ecológica com artistas sul-americanos; confira

Mãos dos artistas ficarão marcadas com fotos de animais do Pantanal

A atriz paraguaia Ana Brun, premiada com o Urso de Prata de melhor interpretação feminina no Festival de Berlim pelo filme As Herdeiras, deixou nesta segunda-feira (28) a marca de suas mãos na Calçada das Pegadas da Memória do Cinema Sul-Americano, em Bonito. Ela é a primeira artista a eternizar sua impressão na calçada que homenageia personalidades do audiovisual sul-americano.

Bonito cria calçada da fama ecológica com artistas sul-americanos; confira
Ana Brun deixa marca na calçada da fama de Bonito (Foto: Elaine Patrícia Cruz/Agência Brasil)

Inspirada na famosa calçada da fama de Los Angeles, a homenagem em Bonito traz uma pegada especial: ao lado das mãos dos artistas estão as patas de animais típicos do bioma pantaneiro. No caso de Ana Brun, a marca foi acompanhada da imagem das patas de um tamanduá-mirim, simbolizando a ligação entre arte e meio ambiente.

“Estou muito emocionada. Orgulhosa e feliz”, afirmou a atriz à Agência Brasil. “Me encanta a ideia do prefeito [Josmail Rodrigues] deixar uma impressão digital neste lugar de proteção aos animais do Pantanal”, acrescentou.

O diretor do Festival de Cinema Sul-Americano (Cinesur), Nilson Rodrigues, explicou que o projeto une natureza, arte e memória, simbolizando a convivência entre humanos e meio ambiente. “Andamos juntos com os outros seres vivos do planeta”, disse durante o evento em que cinco personalidades do audiovisual sul-americano deixaram suas marcas em placas de cimento.

“Ao longo dos anos, vamos registrar aqui em Bonito artistas sul-americanos, brasileiros e sul-mato-grossenses que fazem a história do cinema e do audiovisual. Teremos as patas dos animais ao lado das mãos humanas. Estamos em Bonito, esse paraíso ecológico, e queremos mostrar que humanos e animais caminham juntos. Precisamos salvar o planeta”, ressaltou Nilson.

A calçada será instalada na Praça da Liberdade, no centro da cidade, que passará por revitalização. O prefeito Josmail Rodrigues destaca que Bonito caminha para se tornar “a capital do cinema no futuro”.

Bonito cria calçada da fama ecológica com artistas sul-americanos; confira
Antônio Pitanga deixa marca na calçada da fama de Bonito (Foto: Elaine Patrícia Cruz/Agência Brasil)

Além de Ana Brun, outros artistas deixaram suas marcas na calçada, entre eles os atores brasileiros Antônio Pitanga e Maeve Jinkings, o distribuidor independente Jean Thomaz Bernardini e a produtora Cecilia Diez.

Antônio Pitanga declarou: “Aqui está se inaugurando o coração do cinema em Bonito. Para mim, é uma marca não só das mãos, mas também do coração. Já que não posso colocar meu coração, coloquei minhas mãos.”

A atriz Maeve Jinkings também se emocionou: “Achei o projeto inteligente, pois brinca com o imaginário dos cinéfilos sobre Hollywood, mas traz uma identidade local, unindo as marcas humanas às das espécies animais, resgatando a memória da fauna que muitas vezes esquecemos.”

As placas são feitas com ferro e cimento especial, com as marcas das mãos, assinaturas, fotos, nomes dos artistas e datas da gravação. Abaixo da foto, consta também a pegada de um animal típico da região, com os nomes popular e científico.

Ao longo da semana, outras personalidades do audiovisual sul-americano serão homenageadas, como o artista local Humberto Espíndola, a atriz Claudia Ohana, o ator Thiago Lacerda, o cineasta José Eduardo Belmonte, o documentarista Aurélio Michillis e o diretor e roteirista Luiz Carlos Lacerda.

Fale com a Redação