25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 13 de novembro, 2025
spot_img

Brasil amplia exportações de material genético com a venda de embriões para o Paraguai

16/08/2016 08h00

Brasil amplia exportações de material genético com a venda de embriões para o Paraguai

Famasul

O Brasil vai iniciar o comércio de embriões para o Paraguai. Nesta semana, o Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal daquele país aprovou o Certificado Veterinário Internacional que autoriza a importação de embriões in vitro vindos do Brasil.

A conquista é resultado de um trabalho coordenado pelo Ministério da Agricultura junto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) para tentar ampliar a participação do Brasil no comércio mundial de sêmen e embriões bovinos.

Maior produtor mundial na produção de embriões, com uma produção anual na faixa de 320 mil unidades, o Brasil possui 50% do mercado mundial de embriões e ocupa o 20º lugar no ranking global de exportação de embriões e sêmen. Por isso, tem potencial para expandir o comércio de material genético, ainda pouco absorvido pelo mercado interno.

Recentemente, o Brasil conseguiu a abertura de outros mercados como República Dominicana, Costa Rica, Etiópia e Moçambique. Para o Ministério da Agricultura, o Brasil tem um rebanho de alto valor genético e grande potencial para ampliar as vendas externas, principalmente aos países da faixa tropical.

Fonte: Datagro

Foto: Maurício Glauco/EPTV

Fale com a Redação