A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei foi derrotada pela Polônia por 3 sets a 0 na semifinal da Liga das Nações de Vôlei (VNL), nesta sexta-feira (1º), e está fora da disputa pelo título pelo quarto ano consecutivo. Com parciais de 28/26, 25/19 e 25/21, os poloneses dominaram o confronto e garantiram vaga na grande final, onde enfrentarão a Itália neste domingo, 3 de agosto.
Após uma vitória convincente sobre a China nas quartas de final, o Brasil voltou à semifinal da competição com expectativa de um duelo equilibrado. No entanto, encontrou um adversário muito bem organizado e com um dos fundamentos mais sólidos do torneio: o bloqueio.
Como foi o jogo
No primeiro set, a partida começou ponto a ponto, mas logo a Polônia assumiu o controle com um bloqueio preciso e contra-ataques eficientes. Apesar da reação brasileira no fim, os europeus fecharam a parcial em 28 a 26, após 31 minutos de jogo tenso.
O segundo set foi de domínio total dos poloneses. Com um ataque avassalador comandado por Sasak, a Polônia abriu vantagem desde o início. O oposto brasileiro Darlan tentou manter a seleção na disputa, mas o time não conseguiu reagir e perdeu por 25 a 19.
No terceiro e último set, o Brasil voltou a equilibrar as ações, mas nos momentos decisivos esbarrou novamente no bloqueio adversário, liderado pelo central Kochanowski. O ponteiro Semeniuk também brilhou com ataques certeiros, e a Polônia fechou em 25 a 21.
Quarto ano sem título
Com o resultado, o Brasil repete o desempenho das últimas três edições e fica fora da decisão da Liga das Nações. A última vez que a seleção masculina venceu o torneio foi em 2021. Desde então, amarga eliminações nas fases finais, sem conseguir chegar ao topo do pódio.
Já a Polônia segue firme em busca do segundo título da VNL e enfrentará a Itália na final. Os italianos, por sua vez, querem conquistar o campeonato pela primeira vez.
A final está marcada para este domingo, 3 de agosto. O Brasil ainda disputa o terceiro lugar, tentando fechar a competição com uma medalha de bronze.