A Seleção Brasileira volta a campo na manhã desta terça-feira (14) para encarar o Japão, às 6h30 (horário de MS), no Estádio de Tóquio, na capital japonesa. O duelo encerra a série de amistosos da equipe nesta Data FIFA de outubro e terá transmissão ao vivo pela TV Globo, SporTV, GE TV e Globoplay.
Depois da goleada por 5 a 0 sobre a Coreia do Sul, na última sexta-feira (10), o técnico Carlo Ancelotti quer manter o bom desempenho da equipe. Em entrevista coletiva, o treinador elogiou a postura dos jogadores e pediu o mesmo “compromisso e atitude” no confronto contra os japoneses.
“O que buscamos é equilíbrio. O compromisso e a atitude são a base para que cada jogador do Brasil mostre sua qualidade. Contra a Coreia, o sacrifício e o compromisso foram muito bons, e o jogo com bola também saiu bem”, afirmou Ancelotti.
O goleiro Hugo Souza será o titular da Seleção na partida desta terça-feira.
Histórico favorável ao Brasil
O confronto entre Brasil e Japão já aconteceu 13 vezes na história, e a Amarelinha nunca perdeu. São 11 vitórias e dois empates, com 35 gols marcados e apenas cinco sofridos.
O primeiro duelo entre as seleções foi em 23 de julho de 1989, em São Januário, com vitória brasileira por 1 a 0, gol de Bismarck. Desde então, o Brasil manteve ampla superioridade nos confrontos.
A última partida entre os dois países ocorreu em junho de 2022, também em Tóquio, com triunfo brasileiro por 1 a 0, gol de Neymar, de pênalti.
Entre as vitórias mais marcantes está o 5 a 1 de 1995, pela Copa Umbro, quando o Brasil goleou os japoneses com gols de Jorginho, Edmundo, Leonardo, Sávio e César Sampaio.
Os únicos empates ocorreram nas Copas das Confederações de 2001 (0 a 0, em Kashima) e 2005 (2 a 2, em Colônia).
Números e artilheiros
Nos 13 jogos disputados, o Brasil soma 35 gols, e o Japão, 5. O maior artilheiro do confronto é Neymar, com nove gols, seguido por Ronaldo, Paulinho, Zinho e Flávio Conceição, com dois cada.
Olho no futuro
O amistoso contra o Japão encerra a preparação da Seleção nesta Data FIFA, antes da retomada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Carlo Ancelotti deve aproveitar o jogo para observar novas opções e consolidar o estilo de jogo que vem implementando desde que assumiu o comando técnico.
Com uma campanha impecável contra os japoneses e embalada pela goleada sobre a Coreia do Sul, a Seleção Brasileira chega confiante para manter a invencibilidade e encerrar a série asiática com mais uma vitória.