Na noite desta terça-feira (9), a Seleção Brasileira encerrou sua participação nas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026 com derrota por 1 a 0 para a Bolívia, no estádio Municipal de El Alto, a mais de 4 mil metros de altitude. O resultado garantiu os bolivianos na repescagem e deixou o Brasil em quinto lugar na tabela, sua pior campanha desde a criação do atual formato.
O gol da vitória boliviana saiu nos acréscimos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti convertida por Miguelito, ex-Santos e atualmente no América-MG. Foi também o primeiro gol sofrido pela Seleção na “era Carlo Ancelotti”.
Apesar das mudanças no segundo tempo, com entradas de titulares como Marquinhos e Raphinha, o Brasil pouco produziu ofensivamente. Ao fim dos 90 minutos, a Bolívia somava 14 finalizações contra apenas quatro da equipe brasileira.
A Seleção encerrou a campanha com oito vitórias, quatro empates e seis derrotas em 18 jogos, somando 28 pontos, dois a menos do que no ciclo das Eliminatórias de 2002, até então considerado o pior desempenho.
Próximos passos
Agora, o Brasil volta as atenções para amistosos de preparação antes do Mundial. A equipe enfrenta a Coreia do Sul, no dia 10 de outubro, e o Japão, no dia 14, em jogos na Ásia.
Já a Bolívia disputará a repescagem intercontinental em março de 2026, no México. O torneio reunirá seis seleções de diferentes confederações, e apenas duas delas garantirão vaga na Copa do Mundo.
📊 Campanha do Brasil nas Eliminatórias
- 18 partidas
- 8 vitórias
- 4 empates
- 6 derrotas
- 24 gols marcados
- 17 gols sofridos