21.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 10 de setembro, 2025
spot_img

Brasil perde para Bolívia na altitude e fecha Eliminatórias em sua pior colocação histórica

Na noite desta terça-feira (9), a Seleção Brasileira encerrou sua participação nas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026 com derrota por 1 a 0 para a Bolívia, no estádio Municipal de El Alto, a mais de 4 mil metros de altitude. O resultado garantiu os bolivianos na repescagem e deixou o Brasil em quinto lugar na tabela, sua pior campanha desde a criação do atual formato.

O gol da vitória boliviana saiu nos acréscimos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti convertida por Miguelito, ex-Santos e atualmente no América-MG. Foi também o primeiro gol sofrido pela Seleção na “era Carlo Ancelotti”.

Apesar das mudanças no segundo tempo, com entradas de titulares como Marquinhos e Raphinha, o Brasil pouco produziu ofensivamente. Ao fim dos 90 minutos, a Bolívia somava 14 finalizações contra apenas quatro da equipe brasileira.

A Seleção encerrou a campanha com oito vitórias, quatro empates e seis derrotas em 18 jogos, somando 28 pontos, dois a menos do que no ciclo das Eliminatórias de 2002, até então considerado o pior desempenho.

Próximos passos

Agora, o Brasil volta as atenções para amistosos de preparação antes do Mundial. A equipe enfrenta a Coreia do Sul, no dia 10 de outubro, e o Japão, no dia 14, em jogos na Ásia.

Já a Bolívia disputará a repescagem intercontinental em março de 2026, no México. O torneio reunirá seis seleções de diferentes confederações, e apenas duas delas garantirão vaga na Copa do Mundo.

📊 Campanha do Brasil nas Eliminatórias

  • 18 partidas
  • 8 vitórias
  • 4 empates
  • 6 derrotas
  • 24 gols marcados
  • 17 gols sofridos
Fale com a Redação