23.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 19 de novembro, 2025
spot_img

Brasileirão: Flamengo defende liderança e Palmeiras joga pela retomada

Fla-Flu influencia diretamente o topo da tabela, enquanto Verdão precisa vencer o Vitória para seguir vivo na disputa

A 34ª rodada do Campeonato Brasileiro promete transformar o cenário da disputa pelo título nesta quarta-feira (19). Enquanto Flamengo e Fluminense se enfrentam no Maracanã, às 20h30 (horário de MS), em um Fla-Flu com impacto direto no topo da tabela, o Palmeiras recebe o Vitória mais cedo, às 18h30, no Allianz Parque, em duelo decisivo para manter viva a luta pela taça.

O clássico carioca chega carregado de tensão. Líder com 71 pontos, o Flamengo encara o rival em alta, mas pressionado pelo Palmeiras e pelo retrospecto recente: nos últimos dois anos, o Fluminense atrapalhou diretamente a caminhada rubro-negra pelo título.

O time de Filipe Luís vive fase de confiança após goleadas e goleou o Sport por 5 a 1 na rodada passada. Jorginho e Léo Ortiz voltaram aos treinos e podem reaparecer, enquanto atletas que estiveram na Data Fifa passam por avaliação médica. O provável time tem Rossi; Emerson Royal (ou Varela), Léo Ortiz (ou João Victor), Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Jorginho (ou De la Cruz) e Saúl; Luiz Araújo, Samuel Lino e Bruno Henrique.

Do outro lado, o Fluminense chega embalado pela solidez defensiva e pelo bom desempenho sob o comando de Luis Zubeldía, invicto como mandante e com seis vitórias no Maracanã. Com 51 pontos, o Tricolor tenta entrar no G-5 e garantir presença direta na fase de grupos da Libertadores.

Martinelli retorna após suspensão e Ganso deve ser opção no segundo tempo. A provável escalação tem Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli, Hércules e Lucho Acosta; Serna, Canobbio e Everaldo. Cano e Manoel seguem fora por lesão.


Palmeiras joga antes e depende do Fla-Flu para voltar à liderança

Brasileirão: Flamengo defende liderança e Palmeiras joga pela retomada
Palmeiras tenta recuperar a liderança do Brasileirão depois de derrota para o Santos (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Horas antes do clássico carioca, o Palmeiras recebe o Vitória no Allianz Parque precisando vencer para não perder contato com o líder. A derrota para o Santos na Vila Belmiro tirou o Verdão do topo e aumentou a pressão sobre o time de Abel Ferreira.

Com três pontos de desvantagem, o Palmeiras pode reassumir a liderança ainda hoje, mas precisa vencer e torcer para que o Flamengo tropece no Fluminense. Em caso de empate em pontos, o Verdão ficaria à frente pelo número de vitórias.

O time contará com o retorno de Allan e Andreas Pereira, que cumpriram suspensão. Weverton segue sendo dúvida, em fase final de recuperação de uma fissura na mão direita.

Nos bastidores, o clube organizou uma operação inédita para tentar contar com seis jogadores convocados por seleções de Brasil, Paraguai e Uruguai — fretando aviões e montando rotas especiais para que os atletas desembarquem em São Paulo poucas horas antes da partida. A presença deles, porém, dependerá da avaliação física.

A provável escalação, sem os convocados, tem Carlos Miguel; Khellven, Bruno Fuchs, Murilo e Jefté; Aníbal Moreno, Andreas Pereira e Maurício; Allan, Felipe Anderson e Flaco López.

O Vitória, por sua vez, tenta deixar o Z-4. Em 17º lugar, chega ao duelo embalado por dois jogos sem derrota e com retornos importantes: Lucas Halter, Camutanga, Edu e Baralhas. A provável formação tem Thiago Couto; Edu, Camutanga, Lucas Halter e Zé Marcos; Willian Oliveira, Baralhas e Matheusinho; Cantalapiedra, Erick e Renzo López.


Rodada pode redefinir a tabela

Com dois duelos decisivos e times em situações extremas — do título ao desespero contra o rebaixamento —, esta quarta-feira promete movimentar o topo e a parte inferior da classificação. Uma vitória do Palmeiras e um tropeço do Flamengo no clássico podem mudar completamente o rumo das últimas rodadas do Brasileirão.

A noite será de tensão máxima no Allianz Parque e no Maracanã.

Fale com a Redação