A prefeitura de Campo Grande está “colocando no papel” os números de pessoas a serem vacinas contra a Covid 19, a cada etapa da vacinação, já que infelizmente, o Governo Federal não ajudou e continua a não contribuir com uma maior e melhor campanha de Vacinação. Assim, a administração municipal vem desde o último sábado (1º) reduzindo a faixa etária para aplicar a primeira dose da vacina e abrindo ou reduzindo idade para pré-cadastro à imunização contra o coronavirus. Agora a pessoas a partir de 18 anos, já podem preencher o formulário. O anuncio foi feito no inicio da tarde desta quinta-feira (6).
Contudo, é anunciado claramente que não há vacina imediata, que a quantia de doses vem aos Estados em pequenas partes e assim o público a se cadastrar ainda deve esperar um tempo razoável. Portanto, o cadastro serve como levantamento prévio feito pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), pois não há nem previsão para atendimento dessa faixa etária para jovens. De domingo até hoje, o cadastro foi sendo aberto para 49 a 45 anos, após 45 a 40. ONtem se abriu dos 39 a 30 anos e agora, na tarde desta quinta-feira, caiu para todos de 18 anos acima.
“Conforme reportado ontem, após abertura do cadastro já nos 30 anos, que rendeu euforia na Capital, mas a campanha de imunização depende da chegada de novas doses por parte do governo federal. E estamos ainda numa faixa etária de idade, 56/57 anos, que nos faz, um pouco adiantado em relação a grandes cidades, mas até chegar ao total dos cadastros aberto, ainda levará um certo tempo. Os mais jovens que estão recebendo a vacina, estão em grupos de prioridades ou indicados de acordo com necessidade, como caso de Profissionais da Saúde, da Educação e dos serviços de coleta de lixo, que já chegou a quem possa ter 18 anos. Atualmente, o Estado não recebeu quantitativo necessário nem para 25% do total de habitantes de MS. Em Campo Grande, estamos adiantados com quase 25% dos Campo-grandenses já vacinados”, comentou o secretário municipal de Saúde, José
Público do Dia
A prefeitura estipula cronograma diariamente para indicar quais públicos têm direito ao imunizante. Nesta quinta-feira (6), o público é definido para pessoas com comorbidade que tenham acima de 35 anos, profissionais da educação – básica a superior – e da assistência social, acima de 35 anos, além de trabalhadores da saúde, acima de 18 anos, e pessoas com deficiência, acima de 35 anos.
Mas atenção! Mesmo que, em dado momento, outros grupos tenham sido relacionados, vale apenas o que está divulgado em calendário mais recente. Portanto, chegada a sua vez de se vacinar, procure a unidade mais próxima e não deixe passar o prazo.
“Desde o início da campanha, em janeiro, vários grupos têm sido relacionados na plataforma de identificação elaborada pela pasta municipal. Apesar disso, o imunizante fica disponível apenas para os que aparecem no calendário divulgado diariamente.”, alerta a Sesau.