19/05/2015 15h00
Câmara de Dourados presta homenagem ao comandante da 4ª Brigada
A Câmara de Vereadores de Dourados prestou na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 18 de maio, uma homenagem ao comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados, general Rui Yutaka Matsuda. Os vereadores condecoraram o general com uma moção de congratulações pelos relevantes serviços prestados a frente do Exército em Dourados.
Conforme o presidente da Câmara, vereador Idenor Machado (DEM), a homenagem prestada pelo Legislativo é um reconhecimento pelos importantes projetos desenvolvidos pela 4ª Brigada em âmbito nacional, como o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), que é considerado um dos principais projetos estratégicos da força terrestre do Exército. O sistema foi elaborado em 2010 e 2011 e teve seu projeto-piloto instalado em Dourados.
“Em nome da Câmara de Vereadores de Dourados, agradeço ao general Matsuda pela parceria estabelecida pela 4ª Brigada com o legislativo. Graças a essa abertura, a Câmara tem uma ótima convivência com o Exército e participa ativamente dos debates que pautam o dia a dia da 4ª Brigada, interagindo e conhecendo um pouco do modelo de funcionamento de uma instituição tão séria e respeitada. Essa moção de congratulações entregue pela Câmara externa o reconhecimento do Poder Legislativo ao brilhante trabalho desenvolvido pelo general Matsuda e pela 4ª Brigada”, afirmou o presidente.
Já o vereador Sergio Nogueira (PSB) enalteceu as ações desenvolvidas pelo Exército na defesa da soberania nacional e das fronteiras do país. Conforme ele, a 4ª Brigada tem contribuído consideravelmente para avanço dos programas de modernização e inteligência do Exército Brasileiro, se notabilizando por desencadear projetos piloto fundamentais o trabalho de vigilância e proteção das áreas fronteiriças.
TRIBUNA LIVRE
Pouco antes de receber a moção dos vereadores de Dourados, o general Rui Yutaka Matsuda utilizou a tribuna livre da Câmara para falar das ações desenvolvidas pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Em primeira mão, o general informou que há poucos dias o comando do Exército anunciou que, após o Sisfron, a Brigada Guaicurus vai abrigar outro projeto-piloto das Forças Armadas.
O projeto consiste na formação e capacitação dos jovens com idade para prestação do serviço militar. Conforme Matsuda, trata-se de projetos mais significativos do Exército Brasileiro nos últimos anos e que tem como objetivo a transformação dos quartéis em escolas de formação de lideranças no país. O projeto-piloto da 4ª Brigada será desenvolvido em parceria com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). “O projeto está sendo desenvolvido para oferecer aos jovens que ingressam no serviço militar oito anos de formação. Será uma plataforma de ascensão social, com o claro objetivo de formar cidadãos conscientes, com valores e conhecimento. O apoio da sociedade será fundamental para o sucesso do projeto e por isso, desde já, conto com a parceria da Câmara de Vereadores de Dourados”, enfatizou.
O general também fez questão de destacar a parceria firmada entre a 4ª Brigada e o legislativo douradense.“Agradeço aos vereadores de Dourados e, em nome deles, a toda população de Dourados. Está sendo possível construir uma relação harmônica e respeitosa com o legislativo e com a sociedade douradense, abrindo os portões da brigada para que todos os parceiros do Exército possam conhecer um pouco do dia a dia da vida de um militar”, enalteceu general Carvalho.
Informações Assessoria
