O modelo de unidades móveis de saúde voltadas para caminhoneiros será apresentado na próxima quinta-feira (4), pelo Ministério da Saúde, por meio da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS). A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, que visa reduzir o tempo de espera nas filas do Sistema Único de Saúde (SUS).
O programa, lançado no fim de maio, busca levar atendimento primário a locais com grande fluxo de caminhoneiros, como pontos de descanso em rodovias, postos de combustíveis e portos. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa é realizada em parceria com o Ministério dos Transportes. “Vamos instalar unidades móveis em áreas de apoio aos caminhoneiros, integradas ao prontuário eletrônico do SUS”, afirmou.
Justificativa
O documento que acompanha o projeto destaca que muitos caminhoneiros não possuem moradia fixa e residem em pequenos municípios com baixo desenvolvimento econômico ou em periferias de grandes centros urbanos, frequentemente sem acesso adequado a serviços de saúde. A rotina itinerante e as longas jornadas de trabalho também dificultam a ida regular a unidades de saúde.
Além das unidades móveis, o programa prevê unidades semifixas, garantindo atendimento assistencial contínuo aos trabalhadores do transporte.
Audiência pública
A AgSUS realizará uma audiência pública 100% virtual na qual será apresentado o funcionamento das unidades e debatida a forma de credenciamento dos prestadores de serviço. As unidades deverão estar equipadas com materiais, insumos e equipes de apoio, e poderão ser operadas por empresas privadas com ou sem fins lucrativos.
Os interessados em participar da audiência devem solicitar inscrição e o link de acesso, além de enviar perguntas ou contribuições até as 18h de quarta-feira (3) pelo e-mail: [email protected].
O programa “Agora Tem Especialistas” representa um esforço do governo federal para aproximar os serviços de saúde dos caminhoneiros, público com necessidades específicas e de difícil acesso, fortalecendo a atenção primária do SUS em todo o país.