A vacinação contra a gripe foi estendida como todo ano, apesar que em 2021 está muito abaixo da meta de atingir os 90% dos que seriam o público alvo prioritário. A ação, que se encerraria na última sexta-feira (2), vai ao menos, mais uma semana Até esta segunda-feira (5), a terceira e última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2021 atingiu 41,4% da cobertura vacinal em todo o Brasil, com a aplicação de 34.578.318 doses, informa o Ministério da Saúde.
Em Campo Grande, a imunização foi bem além do patamar nacional, atingindo 70% do público, apesar de também na ter batido a meta, que sempre ultrapassa.
Assim, a partir de amanhã (6), na Capital, toda e qualquer pessoa que quiser, sem grupos específicos, poderão buscar a vacina contra a gripe. A ‘nova etapa’, visa bater a meta e ainda buscar os remanescentes dos ‘prioritários’. A Capital de Mato Grosso do Sul, tem algumas categorias fora do patamar de menos 50%, como média nacional, o que retardou a aproximar mais ou atingir a meta estabelecida. O problema aqui, como pelo País, se deve a vacinação contra a Covid 19, ou falta dela, que trouxe confusão, choque de proximidade do medicamento, dúvidas ou medo, que somados levou a muita gente a ‘desistir’ erroneamente da vacina contra a Gripe.
A campanha começou em 9 de junho e vai até a próxima sexta-feira (9 de julho). Mas, em Campo Grande a ampliação com a vacina estará disponível para toda a população nas unidades de saúde a partir de amanhã, terça-feira (6). A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirma que a aplicação das doses será feita de acordo com a disponibilidade nos pontos de vacinação e acompanhando o cronograma da Covid-19.
“Campanhas de imunização são prioridade do Ministério da Saúde e resolvemos ampliar a vacinação contra a Influenza para todos os grupos. O nosso objetivo é reduzir os casos graves de gripe que também pressionam o nosso sistema de saúde”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na nota que comunica a ampliação da campanha.
Dados
Conforme o Ministério da Saúde, a Campanha visa imunizar 79.744.770 brasileiros. Estados e municípios já receberam 73.067.630 de doses. Os dados podem ser encontrados no Painel Influenza 2021. Segundo a plataforma que disponibiliza os dados da campanha, mais de 73 milhões de doses foram enviadas para estados e municípios. Na semana passada, a pasta informou que autorizou a ampliação da campanha para todas as faixas etárias a partir de 6 meses de idade.
Segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), 31.951.312 de pessoas foram imunizadas com dose única. Outras 1.846.803 tomaram a primeira injeção da vacina multidose e 779.203 completaram o ciclo do imunizante multidose.
A plataforma LocalizaSUS divulga, ainda, informações sobre o número de doses aplicadas em grupos prioritários. Cerca de 62,4% da população infantil (abaixo de 17 anos) foi imunizada, seguida por 59,9% da população de puérperas. Em terceiro lugar, povos indígenas, com 55,7% do total de vacinados. Gestantes foram 54,6% de imunizadas e 51,4% dos idosos brasileiros também foram vacinados.
Como ser vacinado
O Ministério da Saúde recomenda que quem está prestes a ser vacinado contra a covid-19 tome primeiramente o imunizante contra o novo coronavírus. Feito isso, é necessário esperar por no mínimo 14 dias para se vacinar contra a gripe.
Segundo as orientações sanitárias oficiais, para receber a vacina basta comparecer a um posto de saúde portando caderneta de vacinação e documento com foto. Não ter a caderneta de vacinação em mãos não é impeditivo para tomar as vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde, mas é necessário ter o cadastro no SUS, que também pode ser feito durante o atendimento.
A população que ainda não estiver pré-cadastrada no PNI ou no sistema do SUS pode realizar o procedimento pelo aplicativo Conecte SUS, disponível para as plataformas iOS e Android.




















