Campanha multivacinal se encerra hoje. (Foto/Divulgação)

Doses ainda permanecerão disponíveis na rede de saúde

Após um pouco mais de dois meses da campanha de imunização multivacinal realizada nacionalmente, as ações chegam ao fim nesta terça-feira (30) na Capital, contudo vale destacar que as doses de cerca de 18 vacinas diferentes permanecerão a disposição da população na rede de saúde pública.

O público alvo são crianças e adolescentes até 15 anos e visa atualizar a caderneta vacinal, colocado em ordem as aplicações pendentes.

Motivada pela baixa adesão às vacinas da rotina da criança em todo o território nacional, a campanha iniciou no dia 1º de outubro e precisou ser prorrogada pelo Ministério da Saúde por 30 dias, uma vez que a busca pelas doses ainda não era satisfatória. 

Em Campo Grande, durante os dois meses de campanha, 26.680 crianças e adolescentes foram levados às unidades de Saúde por pais ou responsáveis para atualizar a caderneta, deste total, cerca de 80,6% precisava tomar uma ou mais doses de vacina, totalizando 21.519 pessoas imunizadas, segundo o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizado na sexta-feira (26). 

Segundo a superintendente de vigilância em saúde, este número está muito abaixo do esperado. “Por se tratar de uma campanha com doses do calendário de rotina, não temos nenhuma meta a ser batida, porém o público nesta faixa etária é muito maior do que o total de pessoas que foram até as unidades de saúde”, lamenta. 

Mesmo com o fim da campanha, os pais e responsáveis que queriam confirmar se há alguma vacina em atraso para ser aplicada na criança ou no adolescente, deve ir até uma unidade de saúde próxima de casa. Lá, além de confirmar a necessidade de vacinação, a doses em aberto também serão aplicadas. 

Comentários