Entre 5 e 7 de junho já está programada a 15ª edição do Drive Thru da Reciclagem
A 14ª edição do Drive Thru da Reciclagem, realizada em Campo Grande nos dias 20, 21 e 22 de março, confirmou o sucesso da mobilização coletiva em prol da sustentabilidade e da economia circular. O evento, que contou com a parceria da Agência Estadual de Regulação (Agems) e foi coordenado pela Du Bem Negócios Sustentáveis, arrecadou mais de 7 toneladas de resíduos e promoveu atividades educativas para cerca de 180 crianças e jovens estudantes.
O balanço oficial da ação foi entregue nesta semana à diretoria da Agems pela fundadora da Du Bem, Ana Franzoloso. Durante o evento, a população pôde descartar corretamente papel, plástico, vidro, papelão, eletrônicos, óleo de cozinha usado, medicamentos vencidos e outros materiais. Além disso, foram realizadas doações de roupas, brinquedos, livros, mudas de árvores e alimentos não perecíveis.
Nas 14 edições já realizadas, o projeto preservou o equivalente a 680 milhões de litros de água, graças ao descarte ambientalmente correto, especialmente de medicamentos e óleo usado — um impacto comparável ao consumo de água de uma cidade de médio porte por meses.
Educação ambiental em foco
A Agems marcou presença com atividades de educação ambiental, por meio de jogos e dinâmicas lúdicas voltadas ao tema do saneamento básico — como abastecimento de água tratada, coleta de esgoto, limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos. As ações foram coordenadas pela equipe da Diretoria de Saneamento Básico, incluindo Nauristela Paniago e Danielle Adma Vendimiati.
“O mais importante é formar cidadãos conscientes, que levam esse aprendizado para casa, para a escola e para a comunidade”, destacou o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis.
Sustentabilidade que transforma
Para a diretora Iara Marchioretto, os resultados do evento reafirmam o compromisso da Agência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. “Estamos diretamente ligados às metas de educação de qualidade, água potável e saneamento, consumo responsável e cidades sustentáveis”, ressaltou.
A diretora Rejane Monteiro também reforçou o papel da regulação na construção de um estado mais consciente. “Nosso foco institucional está na transformação de atitudes, no fortalecimento das parcerias e na presença cada vez mais ativa junto à sociedade.”
Números da 14ª edição:
- 4.720 kg de eletrônicos
- 630 kg de papel misto
- 560 kg de vidro
- 480 kg de papelão
- 230 kg de plásticos diversos
- 133 litros de óleo de cozinha usado
- 636 livros doados
- 350 mudas entregues
- 52 kg de latinhas
- 150 kg de medicamentos vencidos
Próxima edição já tem data
A 15ª edição do Drive Thru da Reciclagem já está marcada para os dias 5 a 7 de junho, com uma proposta ainda mais ampla. A próxima edição deve reforçar ações nas áreas de saúde, cultura de paz, agroecologia, empreendedorismo e empoderamento feminino, ampliando o alcance e os impactos positivos da iniciativa.
Com a união entre poder público, sociedade civil e setor privado, o Drive Thru da Reciclagem segue como uma das maiores ações de engajamento socioambiental de Mato Grosso do Sul.