Campo Grande cresce e já tem 35 locais de engarrafamentos diários

259

24/10/2016 11h30

Campo Grande cresce e já tem 35 locais de engarrafamentos diários

Congestionamentos ocorrem em todas as regiões da cidade

Correio do Estado

Com 530.865 veículos circulando nas ruas de Campo Grande todos os dias, a Capital conta com 30 locais de engarrafamento considerados críticos em horários de pico pelas autoridades de trânsito. Em apenas um deles, na rotatória entre as avenidas Interlagos e Gury Marques, é registrado tráfego de pelo menos 7,2 mil em apenas uma hora, ou o mesmo que 120 por minuto.

Em cada um, o tempo de espera para passagem supera os dois minutos entre as 7 e 8 horas e entre 18 e 19 horas. Mesmo a presença de agentes de trânsito em alguns desses trechos não garante a fluidez necessária para driblar a espera e para o comandante do Batalhão de Trânsito (BpTran), tenente-coronel Renato Tolentino, minimizar esses estrangulamentos passam por algumas medidas, sejam eles do próprio motorista e também do Poder Público.

A principal delas é criar rotas alternativas a esses trechos mais complicados, utilizando ruas menos movimentadas e subutilizadas na chamada hora do rush, quando as avenidas maiores acabam ficando lotadas de veículos, o que trava o trânsito. “Os horários de pico ocorrem porque é o horário que as pessoas vão ou saem do serviço, levam e pegam os filhos na escola e também porque é quando há mais ônibus circulando”, comenta.

Cruzamento entre avenidas Interlagos e Gury Marques é dos mais congestionados da Capital em horários de pico - Foto: Álvaro Rezende / Correio do Estado