Campo Grande deve ter tarde chuvosa e calor de até 32°C neste sábado

16
(Foto: EnfoqueMS)

Instabilidade aumenta em Mato Grosso do Sul com atuação de área de baixa pressão

O sábado (17) começa com cara de verão em Mato Grosso do Sul e deve terminar do jeito que o sul-mato-grossense já conhece bem: calor, céu carregado e chuva no fim do dia. Em Campo Grande, a combinação de altas temperaturas, umidade e instabilidade atmosférica aumenta o risco de pancadas de chuva fortes entre a tarde e a noite.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a manhã será de sol com variação de nebulosidade em todo o estado. Ao longo do dia, o aquecimento favorece a formação de nuvens carregadas, especialmente a partir da tarde, quando há maior chance de pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento em pontos isolados.

Na capital, o dia será de sol entre muitas nuvens, com previsão de chuva no período da tarde e à noite. As temperaturas devem variar entre 21°C, pela manhã, e 32°C à tarde. Segundo os meteorologistas, a presença de uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai, somada ao calor intenso, contribui para o aumento da instabilidade em Campo Grande.

Ainda conforme o Cemtec, há possibilidade de formação de núcleos de chuva mais intensa, com tempestades localizadas e descargas elétricas. O mesmo padrão de tempo deve se manter no domingo (18), quando a circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera reforça a instabilidade em todo o estado.

Interior

No interior, o calor segue predominando. Em Corumbá, as temperaturas variam entre 25°C e 33°C, sem indicativo de chuva ao longo do dia. Já em Aquidauana, os termômetros podem alcançar os 36°C, com previsão de precipitação em diferentes períodos.

Em Três Lagoas e Coxim, as máximas devem chegar a 34°C, com possibilidade de chuva. No sul do estado, Dourados pode registrar até 33°C, enquanto Ponta Porã deve ter máxima de 30°C. Para essas cidades, assim como para outras da região, a meteorologia indica pancadas de chuva ao longo do sábado.

A orientação é de atenção redobrada, principalmente no período da tarde e da noite, quando o risco de temporais localizados aumenta em Mato Grosso do Sul.