O sábado (15) começou com clima instável em Campo Grande e em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. A combinação de sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva deve marcar o dia, com possibilidade de chuvas e rajadas de vento, segundo previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
Na Capital, o dia amanheceu nublado. O céu deve alternar entre muitas nuvens e momentos de nebulosidade intensa, com chance de garoa à noite. As temperaturas ficam mais amenas pela manhã, com mínima de 20°C, mas chegam a 27°C no decorrer do dia. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40 a 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Alertas
O Inmet emitiu aviso amarelo de tempestade, válido até as 10h deste sábado, alertando para volumes de até 30 mm por hora e ventos intensos. O órgão pode renovar o aviso ao longo do dia e prevê outros dois alertas de chuvas mais fortes entre domingo (16) e terça-feira (18).
Segundo o Cemtec-MS, o cenário de instabilidade em Campo Grande e no interior é resultado do transporte de calor e umidade, aliado ao deslocamento de cavados invertidos. A presença de uma frente fria no oceano intensifica ainda mais as condições para tempestades no Estado.
As instabilidades ganham força principalmente nas regiões sudoeste, oeste e norte, com acumulados que podem ultrapassar 30 a 40 mm em 24 horas.











