Campo Grande entra em alerta com avanço de frente fria e previsão de temporais

24
(Foto: EnfoqueMS)

Capital pode registrar chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento neste fim de semana, segundo o Cemtec

Campo Grande entra no radar de atenção neste fim de semana com a intensificação das instabilidades provocadas pelo avanço de uma frente fria associada a áreas de baixa pressão. A Capital deve registrar pancadas de chuva ao longo do dia e da noite, com risco de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).

Neste sábado (31), a previsão indica sol entre nuvens em Campo Grande, mas o tempo muda rapidamente com a chegada da frente fria. Há expectativa de chuva de intensidade moderada a forte em alguns momentos, especialmente entre a tarde e a noite. As temperaturas devem variar entre 23°C na mínima e até 30°C na máxima.

De acordo com o Cemtec, a instabilidade é influenciada de forma indireta por um ciclone extratropical formado no oceano Atlântico Sul, na altura das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Embora o sistema não avance sobre o continente, a frente fria associada cria condições favoráveis para chuva persistente e aumento da nebulosidade em Mato Grosso do Sul, incluindo a Capital.

No domingo (1º) e na segunda-feira (2), Campo Grande segue sob influência de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai, a Bolívia e o estado. O cenário favorece novos episódios de chuva, que podem ocorrer de forma rápida, mas com volumes expressivos. As temperaturas devem cair, com máximas previstas em torno de 26°C nesses dois dias.

Além da chuva, o Cemtec alerta para rajadas de vento que podem variar entre 40 e 60 km/h, com possibilidade de picos acima desse valor de forma pontual. A população deve ficar atenta a mudanças rápidas no tempo e a possíveis transtornos causados por ventos fortes e descargas elétricas.

Este é o terceiro ciclone extratropical registrado em 2026. Segundo os meteorologistas, apesar de atuar apenas no oceano, o fenômeno reforça o avanço da frente fria e contribui para o cenário de instabilidade que atinge Campo Grande e outras regiões de Mato Grosso do Sul ao longo do fim de semana.