Campo Grande participa da ‘Hora do Planeta’ e vai apagar as luzes de monumentos

1075
Obelisco com a luzes apagadas em edição anterior, na avenida Afonso Pena (Foto: Vanderlei Aparecido/CG News)

Luzes dos monumentos Obelisco, Maria Fumaça, Praça Pantaneira, Relógio da 14 e Fonte Luminosa serão apagadas das 20h30 às 21h30. A população também pode participar da ação, apagando as luzes.

Campo Grande participa neste sábado (27) à noite do ato global promovido pela organização de conservação global World Wide Fund for Nature (WWF) chamado de “Hora do Planeta”. A iniciativa tem objetivo de chamar a atenção para as mudanças climáticas que estão ocorrendo no mundo e da necessidade de uma solução urgente. Isso ocorre por meio do desligamento por uma hora de luzes e de máquinas e equipamentos que utilizam energia elétrica.

A Capital é adepta da iniciativa global desde 2009, ano em que o movimento teve início, sendo neste ano desligadas as luzes dos monumentos Obelisco na avenida Afonso Pena; Maria Fumaça, localizada na Praça José Marcos da Fonseca, na Avenida Calógeras; Praça Pantaneira, que fica no cruzamento das ruas Barão do Rio Branco e 25 de Dezembro, ao lado do Paço Municipal; Relógio da 14 de Julho, no cruzamento da Rua 14 de Julho com a Avenida Afonso Pena; e Fonte Luminosa, na Praça Ary Coelho, no centro de cidade.

A Prefeitura explica que pessoas físicas, empresas, associações e organizações diversas são convidadas a somar forças e fazer parte deste movimento.

Além da “Hora do Planeta”, também será realizada também a 2ª edição do Festival Digital da Hora do Planeta, com debate de diversos temas durante todo o dia, em transmissão ao vivo pelo Youtube da WWF. A versão virtual se dá em razão da pandemia da Covid-19.

Hora do Planeta

A Hora do Planeta (ou Earth Hour) é um movimento anti-aquecimento global da ONG WWF para mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global, realizada desde 2007. Em um período de 60 minutos (correspondente a 1 hora) do último sábado de março de cada ano, governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global.

No primeiro ano, apenas a cidade de Sydney (Austrália) participou. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sydney, entre outros ícones mundiais. Já em 2009 foram 3922 cidades em 88 países do globo.

A primeira edição do movimento ocorreu em 31 de março de 2007, das 19h30 as 20h30 do horário local, e apenas a cidade de Sydney, na Austrália, participou deixando por uma hora as luzes apagadas. No Brasil, a Hora do Planeta é realizada há 13 anos.