A Prefeitura de Campo Grande definiu dez unidades de saúde como sendo fixas e exclusivas para a aplicação da vacina contra a Covid-19 em bebês na faixa-etária dos seis meses aos dois anos, onze meses e 29 dias. A medida, de acordo com a assessoria, é uma estratégia que visa disponibilizar o imunizante em todas as sete regiões e evitar o desperdício das doses.
As unidades foram escolhidas estrategicamente e contam com um fluxo mais intenso de pacientes buscando pela imunização, além disso, estão em áreas onde há um número significativo de crianças dentro da faixa-etária, assim, os riscos de perda de doses por extrapolar a validade após aberto o frasco são reduzidos.
“Cada frasco contém dez doses, que podem ficar armazenadas por até 12 horas. Ampliar o número de unidades com o imunizante facilita o acesso, mas o risco de perder as doses é muito grande, então mantemos o número um pouco mais reduzido”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.
Conforme explicou, como o público ainda é muito restrito, outra estratégia eficaz para reduzir as perdas deste imunizante, que ainda é escasso, é a adoção da aplicação de doses remanescentes na população sem comorbidades que se enquadra na faixa-etária, a chamada “xepa”. Campo Grande recebeu na semana passada apenas 1.520 doses da vacina destinada aos bebês.
Durante o final de semana também haverá unidades de saúde abertas para a imunização deste público. As mesmas que estarão no plantão de vacinação de crianças, adolescentes e adultos passarão a aplicar a vacina nos bebês.
Confira os locais de imunização:
Unidades de saúde – 7h às 17h
Centro
- UBS 26 de Agosto
 
Bandeira
- USF Moreninha
 
Anhanduizinho
- UBS Dona Neta
 - USF Paulo Coelho Machado
 
Lagoa
- UBS Caiçara
 - USF Santa Emília
 
Imbirussu
- UBS Silvia Regina
 - USF Aero Itália
 
Segredo
- USF São Francisco
 
Prosa
- USF Noroeste
 
Estão elegíveis para a vacinação as crianças que apresentam alguma das seguintes comorbidades:
- Diabetes miellitus;
 - Pneumopatias crônicas graves;
 - Hipertensão Arterial Resistente;
 - Hipertensão Arterial estágio 3;
 - Hipertensão Arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo;
 - Insuficiência Cardíaca;
 - Cor-pulmonare e Hipertensão pulmonar;
 - Cardiopatia Hipertensiva;
 - Síndromes Coronarianas;
 - Valvopatias;
 - Miocardias e Pericadiopatias;
 - Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
 - Arritmias cardíacas;
 - Cardiopatias Congênitas;
 - Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;
 - Doenças Neurológicas Crônicas;
 - Doença renal crônica;
 - Imunocomprometidos;
 - Hemoglobinopatias graves;
 - Obesidade mórbida;
 - Síndrome de Down;
 - Cirrose Hepática.
 


                                    








