29.8 C
Campo Grande
terça-feira, 21 de outubro, 2025
spot_img

Campo Grande recebe 1ª edição do MS Fashion Hub com programação gratuita

A moda sul-mato-grossense ganha um novo espaço de troca e formação com a chegada do “MS Fashion Hub – Encontros & Conexões”, que acontece de 23 a 25 de outubro na Casa da Cultura de Campo Grande. O evento é uma realização da Touché e Vitrine do Mato e conta com apoio do Sebrae/MS, entre outras instituições. Com entrada gratuita, a programação completa pode ser conferida no Instagram: @vitrinedomato.

Idealizado pelo estilista Fábio Castro, o projeto surge como um convite à reflexão sobre moda como cultura, processo e identidade.

Campo Grande recebe 1ª edição do MS Fashion Hub com programação gratuitaFábio Castro é estilista e idealizador do evento que tem intenção de transformar a Casa da Cultura de Campo Grande em um laboratório criativo da moda sul-mato-grossense

“Percebi que em Campo Grande temos muitos eventos voltados para desfiles e editoriais, mas faltava um espaço para conversar sobre moda, trocar ideias e formar novos olhares”, explica. “A moda vai além da roupa, é cultura. Por isso buscamos incluir diversidade, sustentabilidade e representatividade como fios condutores deste projeto”, completa.

Apoio do Sebrae à moda

Assim como o estilista, o Sebrae/MS reconhece o valor da moda como expressão cultural e cadeia produtiva estratégica. Ainda neste mês, a instituição promoveu ações de visibilidade para empreendedores do setor no EmpreendeFest – festival de empreendedorismo, realizado no Bosque Expo, em Campo Grande. No evento, espaços como o Camarim Criativo e a Vitrine Viva abordaram desde o processo criativo até o desenvolvimento de produtos alinhados às tendências de moda. Todas as marcas participantes eram clientes do Sebrae, que puderam apresentar coleções de forma dinâmica, com modelos circulando entre o público.

Essas iniciativas fazem parte do projeto Inova Moda, que atua na preparação estratégica de pequenos negócios da cadeia em Mato Grosso do Sul, oferecendo capacitações, consultorias e acesso a mercado. “É fundamental valorizar a moda sul-mato-grossense e dar visibilidade às marcas locais. Ações em espaços como esses, próprios, criam um elo entre empreendedores, consumidores e a criatividade da moda regional, destacando o potencial e a força desse mercado”, ressalta a analista-técnica do Sebrae/MS, Penélope Herradon.

Programação do MS Fashion Hub

O evento oferece uma grade diversificada de atividades: oficinas de costura e upcycling em jeans, curso de fotografia com celular, laboratório de produção de moda e workshop de passarela e corpo cênico com a modelo sul-mato-grossense Isabela Lopes.

Duas presenças nacionais marcarão presença: Paloma Gervasio Botelho (Fashion Revolution SP) e Dih Morais, estilista quilombola baiano. As mentorias contam com seis vagas selecionadas previamente. Paloma conduz o Lab Criativo “Moda e Estilo – Expansão do Criativo”, que aborda o vestir como ato político e de autoconhecimento. Dih Morais ministra uma mentoria exclusiva para marcas de moda autoral criadas por pessoas pretas e mulheres trans, reforçando representatividade e protagonismo no setor.

Para o público geral, ambos participam de talk shows. Na quinta-feira (23), às 18h30, Dih apresenta “De onde eu vim diz muito sobre mim”, compartilhando sua trajetória e visão de moda como ferramenta de resistência e afeto. No sábado (25), às 19h, Paloma conduz “A Visibilidade de Profissionais Negres na Moda”, debatendo a presença – e ausência – de pessoas negras na moda brasileira.

A artista Isabela Lopes encerra com o workshop “Da Câmera à Passarela”, voltado a modelos e não-modelos. “Meu trabalho é sobre a construção de corpo cênico, entender o corpo como instrumento de expressão e autoconhecimento”, explica. “Mais do que técnica, o workshop é um mergulho na presença, no gesto e na confiança. A proposta é ajudar cada participante a se enxergar e se posicionar no mundo da moda com autenticidade”, finaliza.

Serviço: MS Fashion Hub – Encontros & Conexões
Data: 23 a 25 de outubro
Local: Casa da Cultura (Av. Afonso Pena, 2270, Campo Grande/MS)
Investimento: Entrada gratuita

Fale com a Redação