Campo Grande recebe Lula antes da COP15; apoiadores se concentram no aeroporto

9
(Foto: EnfoqueMS)

Conferência internacional sobre espécies migratórias contará com ministros e reforça articulação política do PT no Estado

Depois de dois anos sem visitar a Capital sul-mato-grossense, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Campo Grande neste domingo (22), trazendo consigo ministros e aliados para participar da 15ª Reunião da Conferência das Partes (COP15) sobre a conservação de espécies migratórias. A chegada do presidente mobilizou apoiadores próximos ao Aeroporto Internacional, que aguardam a passagem do petista e aproveitam para comercializar produtos com sua imagem.

O evento principal ocorre às 16h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, e contará com a presença de Lula e cinco ministros: Mauro Vieira (Relações Exteriores), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação). A sessão da conferência também terá a participação do presidente do Paraguai, Santiago Peña.

Segundo Vander Loubet, presidente estadual do PT, a vinda de Lula de Bogotá, na Colômbia — onde participou da 10ª Cúpula da Celac — atrasará alguns eventos previstos para esta tarde. Apesar disso, o encontro servirá para tratar de pautas políticas locais, incluindo articulações sobre a candidatura ao governo de Mato Grosso do Sul e projetos para o Senado.

Essa será a quarta visita de Lula ao Estado em seu terceiro mandato. As três anteriores incluem a inauguração de unidade da JBS em Campo Grande (abril de 2024), visita a Corumbá após os incêndios no Pantanal (julho de 2024) e a inauguração da fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo (dezembro de 2024).

A COP15 da CMS, que reúne 133 signatários entre países e blocos internacionais, tem como objetivo a conservação de 1.189 espécies de animais, incluindo aves, mamíferos e peixes, e será custeada em R$ 46,9 milhões por governos e parceiros internacionais. A conferência marca o compromisso de Mato Grosso do Sul com a proteção da fauna migratória e deve movimentar o turismo local, com expectativa de 2,5 mil a 3 mil participantes.

Além das questões ambientais, a agenda em Campo Grande reforça a articulação política do PT, com Loubet destacando a importância de candidaturas competitivas para governador e Senado, alinhadas à estratégia de reeleição do presidente.