Campo Grande e outras cidades de Mato Grosso do Sul enfrentam, neste domingo (5), um dia de muito calor e alerta para baixa umidade do ar, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na Capital, a mínima registrada foi de 22°C, mas os termômetros podem alcançar até 40°C ao longo do dia. O céu ficará com sol e algumas nuvens, sem previsão de chuvas significativas.
O alerta do Inmet abrange 30 municípios do Estado, incluindo Campo Grande, e segue até as 10 horas, podendo ser renovado. A umidade relativa do ar em algumas regiões pode atingir níveis críticos de 12%, elevando o risco de problemas à saúde e incêndios florestais.
Em outras cidades, o calor também é intenso: Coxim, no norte, terá mínima de 24°C e máxima de 42°C; Ponta Porã, no sul, varia entre 21°C e 40°C; Três Lagoas, na região leste, registra entre 22°C e 38°C; e Corumbá, no oeste, terá mínima de 25°C e máxima de 42°C.
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS) alerta que, além do calor, a baixa umidade exige cuidados redobrados com hidratação, proteção da pele, olhos e mucosas, além da prevenção de incêndios. Pequenos volumes de chuva podem ocorrer em algumas cidades, como Aquidauana (3,6 mm), Dourados (0,8 mm) e Rio Verde de Mato Grosso (0,4 mm).
A recomendação para os moradores de Campo Grande e do Estado é evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes, reduzir atividades físicas ao ar livre, manter hidratação constante e utilizar hidratantes e umidificadores de ar para minimizar os efeitos do clima seco.