30.8 C
Campo Grande
domingo, 2 de novembro, 2025
spot_img

Campo Grande terá domingo quente, mas com possibilidade de chuva, no feriado de Finados

O domingo, feriado de Finados (2), promete calor e chuva em Mato Grosso do Sul, com alerta de tempestades para a maior parte do Estado, incluindo a capital, Campo Grande. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o fenômeno é resultado do transporte intenso de calor e umidade, somado à atuação de áreas de baixa pressão, cavados e ao avanço de uma frente fria oceânica, favorecendo instabilidades e tempestades localizadas, com descargas elétricas e rajadas de vento.

Em Campo Grande, a previsão indica chuva a qualquer hora do dia, com termômetros variando entre 22°C e 28°C. Durante o dia, o clima será chuvoso, enquanto à noite a chuva tende a ser forte, acompanhada de trovoadas.

Outras cidades do Estado também registram clima instável. Em Dourados, a mínima prevista é de 21°C e a máxima de 29°C, com chuva ao longo do dia. Corumbá, na região pantaneira, terá temperaturas entre 25°C e 30°C, também com possibilidade de chuva. Já em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, a mínima será de 20°C e a máxima de 27°C, com manhã mais fresca e dia chuvoso. Em Três Lagoas, no Bolsão, o dia será mais quente, entre 22°C e 31°C, mas com chuva prevista.

Alertas do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o fim de semana. O alerta laranja, de grau de perigo, indica risco de chuva entre 30 mm e 60 mm por hora, ventos de até 100 km/h e queda de granizo, válido até às 18h de domingo (2). Ao todo, 61 dos 79 municípios estão sob aviso, incluindo Campo Grande, Dourados, Corumbá, Ponta Porã, Três Lagoas, Bonito e outros.

O alerta amarelo, de perigo potencial, prevê pancadas de chuva de 20 mm a 30 mm por hora, ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo, com validade até 23h59 de domingo (2). Segundo o Inmet, as tempestades podem ocorrer entre a tarde e a noite, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento fortes.

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, evitando riscos de quedas e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Fale com a Redação