Instabilidade atinge todo Mato Grosso do Sul e Inmet emite alertas de tempestade
A previsão do tempo aponta um sábado (13) de instabilidade em Mato Grosso do Sul, com chuva forte, céu carregado e risco de tempestades em diversas regiões do estado. De acordo com o Climatempo, os volumes de precipitação podem ser significativos, principalmente no sul, e a atenção deve ser redobrada ao longo de todo o dia. Em Campo Grande, a tendência é de chuva desde a madrugada até a noite, com apenas rápidas aberturas de sol à tarde.
Na Capital, o sábado começa com chuva e trovoadas durante a madrugada. Pela manhã, o sol aparece entre muitas nuvens, mas ainda há possibilidade de chuva. À tarde, novas pancadas devem ocorrer, enquanto à noite a instabilidade retorna com maior intensidade. As temperaturas variam entre 23°C e 29°C, com previsão de acumulado de 10,1 milímetros de chuva.
Em Dourados, no sul do estado, a previsão indica um dos maiores volumes de chuva do dia, com acumulado estimado em 43,4 milímetros. A cidade deve registrar chuva forte pela manhã e à noite, além de pancadas à tarde. A madrugada também começa com trovoadas, e os termômetros devem marcar entre 22°C e 27°C.
No leste do estado, Três Lagoas terá um sábado mais fresco em comparação à sexta-feira. Há previsão de pancadas de chuva no fim da manhã e durante a tarde, com possibilidade de temporal à noite. O volume estimado é de 15,7 milímetros de chuva.
Na região de fronteira com o Paraguai, Ponta Porã deve enfrentar instabilidade contínua ao longo do dia, com chuva forte e trovoadas pela manhã, à tarde e à noite. As temperaturas ficam entre 22°C e 25°C, e o volume de chuva previsto é de 28,2 milímetros.
Já em Corumbá, na fronteira com a Bolívia, o sol aparece entre nuvens, mas a previsão também indica pancadas de chuva e trovoadas desde a madrugada até a noite. A mínima deve ser de 24°C, com máxima de 35°C, e acumulado de 10,5 milímetros.
Além da previsão do Climatempo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém três avisos meteorológicos que abrangem todo o estado até as 10h deste sábado. Dois alertas são para tempestades, incluindo um de nível máximo de severidade, e outro para chuvas intensas.
Recomendações
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).



















