31.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

População de Campo Grande se mantém ativa em casa durante quarentena, diz pesquisa

28/04/2020 16h11
Por: Redação

Segundo a pesquisa Observatório de Atividades Físicas e Esportivas, realizada pela Fundação Municipal de Esporte (Funesp) em parceira com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com participantes das oficinas esportivas realizadas nos parques e praças do Projeto Movimenta CG, concluiu que mesmo em quarentena o campo-grandense se manteve ativo, graças à adaptação do Projeto para ser realizado em casa.

Ainda de acordo com a pesquisa, 64,6% dos entrevistados fizeram exercícios em casa- de 30 a 149 minutos- e 52,6% dos entrevistados estão fazendo os exercícios propostos no Projeto Movimenta CG em Casa.

“Nós já tivemos mais de 210 mil visualizações em quatro semanas e esses números só crescem, isso reforça a importância do poder público municipal desenvolver o Movimenta CG em casa, entendendo a necessidade da população se manter ativa, nesse período de pandemia da Covid-19, com o fechamento dos equipamentos esportivos, adaptando a metodologia das oficinas com os agentes sociais”, comentou o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra.

A pesquisa aconteceu no período de 7 a 14 de abril com 1.907 pessoas, sendo 88,7% mulheres, 54% com idade entre 40 a 59 anos, adulta e participante do Projeto Movimenta CG. Foram avaliados os moradores das sete regiões da cidade e o questionário revelou ainda que os 64,6% que se mantiveram ativo, fizeram os exercícios em menor quantidade e 8% das pessoas que praticavam atividade regular conseguiram manter o mesmo ritmo de exercícios físicos durante o período em que estão em casa. Os 27,4% restantes pararam totalmente as atividades físicas.

Outro dado a ser destacado foi que 86% dos entrevistados receberam as aulas e assistiram, desses 52,6% fizeram as atividades, 34% não conseguiram fazer e apenas 5,5% recebeu e não fez. Para o professor Vanderlei Sandim, responsável pelo Projeto, os dados refletem o interesse dos participantes. “Os dados obtidos mostram que as aulas postadas pelos professores e pela Funesp nas redes sociais tiveram aceitação positiva e efetiva participação de mais de 50% que fizeram mesmo com as dificuldades de se manter ativo em casa” e ressaltou que as modalidades mais praticadas foram Ritmos, Ginástica, Zumba e Treinamento Funcional.

As videoaulas estão disponíveis no site da Prefeitura e já somam mais de 50 vídeos cadastrados que podem ser acessados em qualquer lugar tanto pelo celular quanto pelo computador.

População de Campo Grande se mantém ativa em casa durante quarentena, diz pesquisa

Fale com a Redação