Ao longo dos últimos dias os campo-grandenses têm acompanhado uma verdadeira disputa jurídica envolvendo o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2026. Nessa quarta-feira (11), um novo capítulo desta saga deixou todos mais confusos e desorientados sobre o que fazer, ou quem obedecer.
O Município, em coletiva de imprensa, afirmou que o prazo para o pagamento à vista ou da 2ª parcela do carnê vence na quinta (12) e não será mais adiado. Ao mesmo tempo, decisão proferida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) suspendeu os prazos e determinou que os valores sejam recalculados em até 30 dias, usando como somatória apenas o reajuste inflacionário de 5,32%.
No entendimento da Procuradoria Geral do Município (PGM), a suspensão determinada pela Justiça é restrita apenas em casos específicos de imóveis territoriais, ou seja, lotes sem construções que tiveram alteração de alíquota. Para estes, os valores serão revisados, sem prejuízo ao contribuinte. Para os demais casos, o calendário está mantido e o valor disponível para consulta nos canais oficiais.
Ao mesmo tempo, juristas afirmam que a decisão da Prefeitura está incompleta ao determinado pelo TJMS, pois não se limita apenas aos terrenos, mas também abrange imóveis que tiveram reajuste acima da inflação. A orientação é fazer o cálculo você mesmo, pegando o valor pago em 2025 e acrescentar 5,32% da inflação, se o resultado for maior do que o valor cobrado no boleto deste ano, o ideal é recorrer, se estiver dentro ou abaixo, é melhor pagar no prazo para evitar transtornos.
Confira os esclarecimentos da Prefeitura sobre o assunto
O pagamento do IPTU está suspenso?
Não. O IPTU 2026 deve ser pago normalmente, a suspensão vale apenas para terrenos sem edificação que tiveram aumento de alíquota para deste ano. Esses casos terão os valores recalculados pela Secretaria Municipal de Fazenda.
Quem deve pagar o IPTU até amanhã?
Devem pagar normalmente: Proprietários de imóveis prediais (casas, apartamentos, estabelecimentos comerciais); Proprietários de terrenos que não tiveram alteração de alíquota, apenas atualização com base na inflação.
O pagamento pode ser feito:
À vista, com 10% de desconto;
Ou de forma parcelada.
O desconto para pagamento integral é válido somente até amanhã.
O que está suspenso?
Apenas o pagamento do IPTU dos terrenos que tiveram aumento de alíquota neste exercício teve o prazo suspenso. Nesses casos, novas guias serão disponibilizadas após a correção dos valores. Até lá, o contribuinte enquadrado nessa situação não deve efetuar o pagamento.
O vencimento do parcelamento mudou?
O vencimento da parcela que estava previsto para 10 de fevereiro foi prorrogado, e vence amanhã (12). É necessário emitir uma nova guia com a data atualizada pelos canais oficiais ou na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), para evitar multa por atraso.
A Prefeitura orienta que a população entre no site https://iptu.campogrande.ms.gov.br/ para a emissão do novo boleto, não havendo a necessidade de deslocamento até a Central de Atendimento ao Cidadão.
A taxa do lixo também foi suspensa?
A taxa de coleta, remoção e destinação de resíduos sólidos domiciliares permanece mantida e integra o valor global do carnê.
Como saber se meu imóvel está entre os casos suspensos?
A consulta é simples e pode ser feita com o número da inscrição imobiliária:
No site oficial do IPTU 2026: https://iptu.campogrande.ms.gov.br/
Pelo WhatsApp: (67) 99677-8623
Ou na Central de Atendimento ao Cidadão.
O secretário de Governo e Relações Institucionais, Ulysses Rocha, reforça que o sistema já indica a situação correta do imóvel. “O valor que aparecer quando você digitar a sua inscrição é o valor que você deve. Só vai estar diferente se o seu imóvel se enquadrar dentro daquele imóvel que é objeto da decisão judicial”, explica.
Se o imóvel estiver entre os casos suspensos, o sistema informará e a nova guia será disponibilizada após a atualização dos valores.
Onde tirar dúvidas?
Os contribuintes devem utilizar exclusivamente os canais oficiais disponíveis no site do IPTU 2026, em https://iptu.campogrande.ms.gov.br/, ou da Secretaria Municipal de Fazenda. O atendimento também está disponível pelo WhatsApp: (67) 99677-8623.
A orientação é priorizar os canais on-line, deixando o atendimento presencial para idosos e pessoas com dificuldade de acesso à internet, evitando filas e reduzindo o tempo de espera.




















